4 de jan. de 2012

Ghost

Ritual performático heavy psicodélico


Banda sueca formada em 2008 que está sendo, com certeza, um dos melhores exemplos de heavy psych e heavy metal tradicional atualmente. Lançaram seu primeiro disco Opus Eponymous em 2010, muito bem aclamado pela crítica.




Com influência de King Diamond e também do Heavy Metal dos anos 1970 e início dos 1980, resgatam as origens do estilo sem cair no saudosismo. 


Opus Eponymous - 2010


A sonoridade da Ghost vem sendo descrita como uma mistura de Mercyful Fate com Blue Öyster Cult, e ainda incluo Coven e Black Sabbath.

Heavy Psych é um elemento que possui recorrências em seu primeiro álbum, que vão desde o som e as temáticas, até à visualidade retrô.

Este é um dos rótulos dados à cena heavy rock ocultista do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, que teria dado origem ao Heavy Metal. 



Outra característica forte é a teatralidade, herdada também de King Diamond e de outros performers, como David Bowie, Alice CooperKiss e o lendário Arthur Brown.




A banda mantém sua identidade secreta, sendo que 5 integrantes (chamados nameless ghouls:  bestas sem nome) apresentam-se totalmente encapuzados e o vocalista, Papa Emeritus, apresenta-se com a pintura facial de uma caveira.




Por falar em Suécia, a sua vizinha Noruega é a terra natal do Black Metal, uma cena forte dos países nórdicos. Um dos itens da indumentária do Black Metal é a pintura corporal.

Outra característica do Black Metal é o satanismo e o ocultismo, o que também é o tema das letras da Ghost, assim como o de algumas de suas famosas influências.


Porém, diferentemente do Black Metal, a banda Ghost não é brutal. Muito pelo contrário, são suave as hell \m/.

Isto de certa forma também é um resgate do início do heavy metal que, obviamente, sempre foi pesado, mas a partir dos anos 80 passamos a conhecer as formas mais extremas do desenvolvimento do estilo.




O disco Opus Eponymous encerra brilhantemente com um cover de Here Comes the Sun dos Beatles, que ganhou uma atmosfera soturna. Obra Prima!


Web Analytics