18 de nov. de 2012

More (1969) - Barbet Schroeder

Se a bomba detonar certifique-se de estar mais detonado do que a bomba
cartaz

Este é um filme belo-trágico que se passa em Ibiza no final da década de 1960, retratando o lado junkie e desesperançado da revolta contracultural.

Um estudante alemão cansado da rotina e da falta de sol aventura-se pedindo carona e acaba em Paris, na companhia de um amigo trambiqueiro que lhe faz um convite para uma festa.


cena clássica

Nesta festa ele conhece uma norte-americana que já está acostumada a dar seus "pulos" na vida. Tanto que logo após a garota parte para Ibiza, sem lenço e sem documento



O jovem alemão, completamente obcecado por ela, segue-a freneticamente até descobrir seu paradeiro em Ibiza.



Aí então ele começa uma saga de descobertas ilícitas, entre elas o duplo-sentido atribuído à palavra horse: Heroína. 


More (Pink Floyd) - 1969

A trilha sonora fica a cargo do Pink Floyd, em um álbum onde algumas faixas lembram o grupo Blue Cheer



O lado negro e underground do Power Flower encontrava sua fonte de inspiração não só na Bad Trip lisérgica como também no drama da heroína.


cena do filme

Sobre a heroína e a década de 1960 há ainda os relatos de Andy Warhol e Velvet Underground, Marianne Faithfull e sua canção Sister Morphine, regravada pelos Stones em Sticky Fingers (1970). 

Também conhecemos o drama de Gram Parsons e o livro de William Burroughs.


Junkie - 1953


Viciado em heroína, o protagonista do filme segue pedindo por mais. Sua obsessão crescente pela jovem norte-americana e o estilo de vida marginal de ambos são exemplos que confirmam o tom romântico do exílio em que embarcam.



cena do filme

Embora seja possível encontrar romantismo, o filme de Barbet Schroeder é muito realista. Tão realista que o aspecto de época às vezes chega a desaparecer e vemos um autêntico drama contemporâneo que foge ao datado.


cartaz de The Valley

A parceria entre Schroeder e Pink Floyd resultou em mais um filme: The Vallley (1972), cuja trilha se encontra no disco Obscured by Clouds (1972).


Obscured by Clouds - Pink Floyd (1972)


Fontes
Web Analytics