21 de mai. de 2014

Mayhem no Hangar 110

Pure Fuckin' Amargeddon

Um show de black metal é um evento que pode gerar apreensão para os curiosos e grande expectativa para o público fiel, ainda mais quando se trata do maior nome do gênero, a banda norueguesa Mayhem. Formada em 1984, já está em sua terceira década de existência, marcada por uma trajetória digna de um drama lúgubre, muito bem traduzido pelo clima das músicas.

O único show em solo brasileiro, da turnê promovida durante 2013, teve lugar no Hangar 110, em São Paulo, importante local do circuito underground da cidade, no dia 5 de Dezembro.


O dia de calor infernal seguido por chuva forte que pegou de surpresa quem estava na fila, também fez jus à agressividade da música que todos esperavam celebrar. A abertura foi da banda Test, um duo de bateria e guitarra/vocal que faz um som punk/heavy extremo. São conhecidos por tocar pelas ruas de São Paulo "sequestrando" a platéia de grandes shows de Heavy Metal, durante o tempo de espera nas filas ou na saída dos eventos.

Pouco tempo após a apresentação de 30 minutos do duo Test, sobe ao palco o Mayhem. Apresentaram ao público uma performance espetacular, com clássicos como Death Crush, Freezing Moon e Pure Fucking Amargeddon.

Um público pequeno em uma casa de show de médio porte e uma banda incomum proporcionaram uma experiência direta, regada a muitos moshs, exaltadas rodas punk e alguns Fuck You!, proferidos em tom de saudação por Attila Csihar e Necrobutcher.

Um intenso show de luzes estrobo acompanhou a maior parte do repertório e, na falta de cabeças de porcos como parte da ambientação, o vocalista Attila Csihar completou o cenário com sua característica performance ao lado de uma caveira, apresentando-a ao público numa espécie de "benção". Seria um crânio humano verdadeiro ou falso?

O show, que durou 1 hora, encerrou com a destruidora Pure Fucking Amargeddon. Ao que parece, shows curtos, assim como
discos com duração entre 30 minutos em média, são a tônica de muitas vertentes underground.


Para os que conhecem um pouco menos, a banda Mayhem foi formada pelo baixista Necrobutcher e o baterista Manheim. Contou com o lendário guitarrista Euronymous, principal mentor da cena Black Metal, e ainda com o vocalista Dead, que se suicidou em 1991. Euronymous foi assassinado por Varg Vikernes do Burzum, em 1993.

A formação que se apresentou em São Paulo teve HellHammer na bateria, substituto de Manheim em 1988, Necrobutcher no baixo, Attila nos vocais, substituto de Dead em De Mysteriis Dom Sathanas (1994) e Teloch na guitarra, ex-Gorgoroth. O show contou ainda com um encapuzado guitarrista misterioso, chamado Charles Hedger.


Set List
Silvester Anfang
Pagan Fears
Buried by time and dust
Death Crush
Ancient Skin
My Death
A time to Die
Illuminate Eliminate
Symbols of Bloodswords
Freezing Moon
Carnage
Pure Fucking Armagedon


Web Analytics