Mesmo as Pedras que Rolam deixam traços no Limbo
Há muitas músicas feitas pelos Rolling Stones que estão espalhadas por coletâneas e versões americanas/britânicas dos primeiros álbuns, além de compactos esquecidos no tempo.
É um trabalho prazeroso pesquisar sobre elas e agrupá-las numa postagem. Porém, vamos nos ater principalmente à época psicodélica.
Existem 3 coletâneas com músicas descartadas em gravações, cedidas à outros interpretes e figurantes de versões britânicas dos primeiros álbuns que, por serem abrangentes, retratam o período psicodélico dos Rolling Stones.
Período este que vai um pouco antes de Between the Buttons (1967) até um pouco depois de Their Satanic Majesties Request (1967).
Período este que vai um pouco antes de Between the Buttons (1967) até um pouco depois de Their Satanic Majesties Request (1967).
Flowers - 1967 |
A primeira destas coletâneas é Flowers (1967), cuja capa foi feita pelo artista Tom Wilkes, que criou a identidade visual do Monterrey Pop Festival.
Flowers é uma reciclagem de faixas da versão inglesa do disco Between the Buttons, e contém também algumas faixas nunca lançadas antes como:
Flowers é uma reciclagem de faixas da versão inglesa do disco Between the Buttons, e contém também algumas faixas nunca lançadas antes como:
Em 1967, lançaram ainda o compacto We Love You / Dandelion. Duas das faixas mais psicodélicas dos Stones que, no entanto, não figuraram em nenhum álbum. O próprio compacto funcionava como um mini-Lp conceitual: o fim da melodia de Dandelion é o início da melodia de We Love You.
Metamorphosis, coletânea lançada em 1975, era para ser (segundo o desejo de Bill Wyman), uma compilação extensa que se tornaria um arquivo sonoro de todo o trabalho alternativo da banda.
vocais de fundo de John Lennon e Paul McCartney
vocais de fundo de John Lennon e Paul McCartney
Metamorphosis, coletânea lançada em 1975, era para ser (segundo o desejo de Bill Wyman), uma compilação extensa que se tornaria um arquivo sonoro de todo o trabalho alternativo da banda.
Metamorphosis - 1975 |
Mas, segundo o desejo de produtores, o álbum se tornou uma coletânea enxuta, que prioriza músicas de autoria dos próprios Stones, o que geraria mais lucro do que lançar todo o trabalho alternativo que contém muitos covers.
As faixas de Metamorphosis são heterogêneas e vão de descartes como I don't Know Why (de Steve Wonder), mixada no dia da morte de Brian Jones; Memo from Turner (trilha sonora do filme Performance); até composições do início da banda que eram ofertadas para serem gravadas por outros cantores. Destaques do álbum:
Contra-capa |
A terceira coletânea importante de lados B dos Rolling Stones é a coletânea britânica No Stone Unturned, lançada em 1973, repleta de canções inéditas.
Destaque para Child of the Moon (Maravilhosa!), que foi lado B do compacto Jumpin' Jack Flash, de 1968.
Destaque para Child of the Moon (Maravilhosa!), que foi lado B do compacto Jumpin' Jack Flash, de 1968.
O álbum apresenta ainda Who's Driving Your Plane e Sad Day, sendo esta última uma canção incrivelmente injustiçada.
A arte do álbum é uma fotografia sem equivalentes: a capa é a contra-capa e a contra-capa é a capa.
No Stone Unturned - 1973 |
Contra-Capa |
Outro destaque à parte é a faixa Stoned, um blues diferente de todos os outros gravados pela banda. Chapação garantida.
CLAYSON. Alan. Rolling Stones: gravações comentadas e discografia completa - São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.