Uma trajetória curta, porém enraizada em vários projetos
Baby Grandmothers era um power trio sueco que fazia rock psicodélico pesado (vulgo Heavy Psych), unido à improvisação.
Surgidos em 1967, fizeram parte da cena underground que se apresentava no clube Filips, em Estocolmo.
Antes de se tornarem um power trio, eram uma banda de garage rock chamada T-Boones. Deixaram como registro apenas um single raro, gravado na Finlândia.
Durante a estadia dos Baby Grandmothers como banda residente do clube Filips, houveram uma série de jams com vários grupos pouco conhecidos, como os ingleses do Blossom Toes, e os ícones Jimi Hendrix e Mothers of Invention.
Foram a banda de abertura de shows de Jimi Hendrix durante sua turnê pela Suécia, em 1968.
Além dos Grandmothers, havia outra banda influente e pioneira do rock psicodélico sueco: Mecki Mark Men, grupo do tecladista e vocalista Mecki Bodemark, que contou ainda com o baterista de outro grupo influente e pioneiro: Pärson Sound.
Mecki Mark Men |
Este grupo lançou um álbum homônimo em 1967 e então debandou, para ser reformulado posteriormente com integrantes do Baby Grandmothers. Lançariam mais dois LPs: Running in the Summernight (1969) e Marathon (1971).
Pärson Sound |
O clube Filips, local por onde transitou toda essa eferverscência era, além de um reduto marginal da música, um lugar não bem visto pela sociedade de Estocolmo.
Mecki Mark Men - 1967 |
Imagina-se que isto se deva à freqüência das subculturas e, consequentemente, das drogas, inseparáveis dos movimentos daquela época. O fato é que o clube foi fechado pela polícia, no natal de 1967.
encarte presente no cd Turn on, Turn in, Drop out - 2007: uma rara apresentação no clube Filips |
Seguindo na linha evolutiva metamorfoseante dos Baby Grandmothers, sabe-se que após terem se transformado no retorno do Mecki Mark Men, alguns de seus integrantes vieram a formar a banda de rock progressivo Kebnekaise.
Turn on, Tune in, Drop out - 2007 |
Fontes