8 de jun. de 2011

O Rock Psicodélico

Histórias prováveis sobre o início da viagem


A Califórnia deve ter sido o local do surgimento do rock psicodélico, além de ser o ambiente no qual ele mais floresceu.

No início dos anos 1960 uma verdadeira cena underground, com vontade de novas experiências, já havia se formado por lá, composta por beatniks e outros nômades em busca de uma vida alternativa.

Cartaz feito pelo designer Tom Wilkes.
Monterey, na Califórnia, foi palco de um dos mais
importantes festivais da contra-cultura.


Isso acarretou também nas experiências com LSD, que até a metade dos anos 1960 não era ilegal.




Impulsionado pelos Testes do Ácido, promovidos por Ken Kesey e os Merry Pranksters, logo a substância ficou bem popular. 

Junte a isso tudo um grande interesse por cultura oriental, que já estava sendo manifestado por muitos, desde os Beatniks.




Dentre as questões sonoras podemos situar a origem dos rock psicodélico junto com a do rock de garagem: uma busca por distorção e efeitos, porém, sem perder a simplicidade. Aí está a diferença em relação ao Progressivo.


Fifth Dimension - 1966


Os Byrds são muito bons representantes do início dessa cena. 

Embora não tenham origens no garage rock, inovaram seu som folk misturando-o ao pop, às distorções da guitarra elétrica e aos primeiros usos da cítara indiana de que se tem notícia.


Single - 1965


Esse orientalismo influenciou o disco Revolver dos Beatles e pode ser considerado o começo de uma exploração mais intensificada de novos sons e efeitos que se seguiram.




Fontes
HEYLIN, Clinton - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band: um ano na vida dos Beatles e amigos. Tradução: Patrícia De Cia e Marcelo Orozco. São Paulo: Conrad, 2007

ORDÓVAS, Jesús - El rock Ácido de California. Coleção Los Juglares. Madrid: Ediciones Jucar, 1975.

Música dos anos 60.Blogspot 

Wikipedia 


Web Analytics