24 de dez. de 2011

Kiss: Music from the Elder

Choque, ecletismo e fanatismo
Music from the Elder - 1981

Esta é uma das bandas que definitivamente não está no Limbo. Aliás, foram donos de muito sucesso e até hoje colhem os louros de seu trabalho com muito marketing e faturamento.


Também não possuem nenhum vínculo com a psicodelia, o que leva à pergunta sobre o que estariam fazendo neste blog.


As razões são duas: uma experiência repentina de fanatismo incontrolável e uma fascinação curiosa pelo seu disco conceitual:
Music from the Elder, de 1981.


O Kiss é uma banda intrigante. Não é a toa que é um dos grupos 
mais populares dos EUA e do rock como um todo. Há muitos motivos que ajudam a explicar o êxito.

Um deles é a sonoridade, principalmente a dos primeiros anos, herdada de quando eram Wicked Lester, uma banda de R&B e rock and roll no melhor estilo Little Richard.


A grande influência do rock and roll, com o acréscimo do peso do hard rock e a facilidade para o pop, é que deu ao Kiss sua marca sonora.


Tais influências demonstram uma boa mistura de várias tendências da música popular estadunidense, desde o blues à discoteca, passando pelo heavy metal. Isso faz do Kiss um autêntico representante daquela cultura.


Com relação ao visual, o que temos é o choque, mesmo para a época Glam que foram os anos 1970. Tudo no Kiss é exagerado, altamente teatral ou circense, que ultrapassou (e muito!) a preocupação fashionista.


E nessa receita ainda há elementos básicos presentes na rebelião existencial de vários ícones do rock: a androgenia, o deboche, a raiva e urgência de suas performances, que culminavam na destruição dos instrumentos, à la The Who.


Falando em The Who, banda símbolo da ópera rock (vide Tommy), o Kiss também se aventurou no campo dos discos conceituais: Music from the Elder (1981), é um disco único, arrojado e arriscado para uma banda de hard rock, numa época em que The Wall do Pink Floyd estava no auge.

para o disco também mudaram o visual -
cabelo curto e roupas mais "sóbrias"

O que se pode ver hoje em Music from the Elder, apesar do insucesso do álbum, é o veio eclético do Kiss escancarado, que no fim das contas, foi o responsável pela sua popularidade.


Fontes
Web Analytics