15 de out de 2011

O verdadeiro Rei do Rock, Little Richard

A energia mais forte e contagiante que o rock é capaz de produzir

Little Richard é o suprassumo e o pioneiro do rock como nós conhecemos: 

Guitarras e também um magnifico piano, ritmo forte, berros, gritos, pessoas em transe, enlouquecidas, o cantor que pula, arranca a roupa, sobe no piano, sacode a cabeça, se entrega, pinga suor.

Whole LOTTA shaking


Além de sua atuação, Little Richard é a verdadeira expressão cotidiana do contexto libertador do rock, através de sua própria experiência de vida. 


Here's Little Richard - 1957


Invenção dos negros dos EUA, o rock condensa em si a angústia do Blues, a energia do exorcismo, o êxtase e a glória da experiência religiosa.




Êxtase é o que se sente ao ouvir e dançar Little Richard, que também é pastor. Além de viver os dramas do negro norte-americano de sua época, Richard ainda soma o fato de ser homossexual.




Isto foi algo que dividiu sua personalidade, pois cresceu sob bases conservadoras. No palco é Little Richard em toda sua exuberância e fora dele é Reverendo Richard Penniman.




Outro elemento pioneiro é sua irreverência e excentricidade teatral. Suas perucas e maquiagem aliadas a sua atitude o tornariam uma figura original e transgressora.

Little Richard nos anos 60


Tão transgressora que o rótulo rei do rock foi dado indevidamente a Elvis Presley. 

Elvis realmente tinha talento, mas quando o comparamos a Little Richard, ou Chuck Berry, fica evidente que ele não era um roqueiro, ha!



Elvis era um caipira perdido, que não sabia o que estava fazendo. Depois da onda dos anos 50 ele assumiu seu lado piegas

Little Richard continuou fazendo rock, assim como Chuck Berry, outro pai do rock.




Da banda de Little Richard, nos anos 60, saiu nada menos do que Jimmy Hendrix, que queria explorar a guitarra elétrica até os seus limites. Era a psicodelia.




Little Richard, bastião do rock de raiz se mostrou averso ao rock psicodélico. Uma pena. Imaginem se Jimmy Hendrix tivesse permanecido em sua banda?!



Isto é só mais uma prova de que Little Richard é o verdadeiro Rei do Rock

As multidões continuam a reverenciar Elvis, porém, quando se cruza no caminho com Little Richard a verdade brilha como a luz.




Fontes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics