17 de mai. de 2011

Coven

Pioneiros do rock ocultista
Witchcraft Destroy Minds & Reaps Souls -1969

Coven é uma banda de Chicago, EUA, que em termos sonoros e temáticos foi pioneira no estilo Heavy Metal, tratando de assuntos como ocultismo e satanismo, coisa pouco comum nos anos 1960. 




Com sonoridade similar à do Jefferson Airplane, também contavam com uma poderosa vocalista, Jinx Dawson, que podemos descrever como uma versão dark de Janis Joplin.

Jinx Dawson 

O nome do baixista, Oz Osborne, outra coincidência cabalística, é quase igual ao nome de Ozzy Osbourne, famoso vocalista do grupo Black Sabbath.


Black Sabbath + Jefferson Airplane


Não bastasse isso, a banda Coven ainda colocou em seu primeiro disco, Witchcraft Destroys Minds and Reaps Souls (1969), uma faixa intitulada Black Sabbath


A canção Black Sabbath

O vídeo apresenta trechos do filme Häxan
de Benjamin Christensen - 1922


É importante frisar que a Coven surgiu antes do Black Sabbath, e estes já disseram não saber do grupo norte-americano na época em que formaram o seu. Mistérios do destino!


Coven = Reunião de Bruxas

No final da década, após terem lançado seu primeiro disco pela Mercury Records, o grupo excursionou com vários nomes como Alice Cooper,  Frank Zappa e Vanilla Fudge




Jinx é natural de Indianapolis, Indiana e começou a estudar ópera e ocultismo no começo dos anos 1960. É creditado à ela uma das primeiras aparições do sign of the horn, sinal do chifre, feito com a mão \m/

Muitas outras pessoas afirmam que o crédito deve ser dado à Ronnie James Dio, que futuramente também se tornaria vocalista do Black Sabbath. 

Isto é outro fato intrigante, pois Jinx Dawson já estaria fazendo-o a mais tempo.



A capa do disco, em uma de suas várias versões, traz cruzes invertidas, caveiras e objetos cerimoniais, algo diferente até então. 

Além disso, a última faixa se constitui de 13 minutos de gravação de um ritual de missa negra. 
Ultra sombrio!




A famigerada missa negra, \m/



Além de Witchcraft Destroys Minds and Reaps Souls, lançaram mais dois discos: Coven (1972) e Blood On The Snow (1974). 

Witchcraft Destroy Minds & Reaps Souls - versão 2

Em 1975 a banda termina, mas em 2008 voltam a lançar novo trabalho, com músicas inacabadas das décadas de 1960 e 1970. O disco se chamou Metal Goth Queen~Out of the Vault. 

Nunca tiveram sucesso comercial, o que pode se dever em parte pela temática satanista, que chocou na época e, relativamente, choca ainda hoje.


Blood on the snow - 1974

Apesar de toda essa polêmica, o som da Coven é de muita qualidade, especialmente por estarem num momento de transição na história do rock: fim da era psicodélica, início do heavy metae de outras correntes. 


One tin soldier - 1971

O único sucesso comercial foi a canção One Tin Soldier, que foi trilha sonora do filme Billy Jack. A música é considerada um hino anti-guerra do Vietnã.


                         One Tin Soldier




Fontes
Wikipédia 
Lastfm.com 
My Space 


Web Analytics