7 de mai. de 2011

Small Faces




Esta banda britânica é a que mais fez sucesso, dentre todas as que possivelmente figurarão neste blog. O motivo de fazer parte da lista é justamente o fato de ser um “sucesso fracassado”, pelo menos fora da Inglaterra.


Small Faces - 1967

Fazendo um som no mesmo patamar dos grandes da época e circulando nos mesmos lugares, é incrível o fato de não terem brilhado tanto quanto e nunca terem conseguido entrar para as paradas com freqüência. 




Isso só prova o ditado de que nada no mundo é perfeito, porque Small Faces é uma das melhores bandas da história do rock, sem sombra de dúvidas.


Itchycoo Park - EP

Surgiram no início dos anos 1960 e figuraram no cenário Mod, ao lado do The Who. Estes sim, alcançaram enorme reconhecimento (merecido). O som dos Small Faces é uma mistura de soul, rock, blues, folk e (é claro) psicodelia.


Ogden's Nut Gone Flake - 1969


Em 1968 lançaram uma pérola do gênero chamada: Ogden’s Nut Gone Flake, cujo lado B é um conto psicodélico, narrado pelo humorista inglês Stanley Unwin. 




É desse disco seu maior sucesso comercial, a música Lazy Sunday, que foi lançada contra a vontade da banda. É um disco que também marca o auge da carreira dos Small Faces.




Depois de Ogden's nut, o vocalista Steve Marriott deixou a banda para formar outra, a Humble Pie, com Peter Frampton, na esperança de construir algo mais experimental.




Com a saída de Marriott entraram para o grupo Rod Stewart e Ron Wood. Mesmo assim os Small Faces não adquiriram o devido reconhecimento, porque logo viraram The Faces e os holofotes se voltaram para Rod Stewart e Ron Wood.



Aos poucos, os integrantes originais da Small Faces foram saindo e a banda The Faces quase não tinha mais nada a ver com a que lhe deu origem.



Fontes
Web Analytics