9 de mai. de 2011

Bubble Puppy

 Acid rock e Hard rock 
A Gathering of Promises -1969

Grupo formado em 1966, na cidade de San Antonio, no Texas. Seus integrantes buscavam originalidade no som psicodélico, procurando algo que soasse poderoso. 

Aí já tinhamos uma das primeiras demonstrações do que se convencionou chamar de Heavy psych, Hard rock, Acid rock e, também, Southern rock. Um tipo de som que mescla blues, peso, elementos de música country, velocidade e harmonias melódicas.



O que também contribuia para dar este diferencial era adicionar duas guitarras líderes, ao invés de uma líder e outra base. 

Bandas que também faziam experimentações com esse tipo de sonoridade eram a Blue Cheer (bem famosa, de São Francisco, cujos rótulos vão de Blues rock a Stoner rock, passando por Acid rock); Coven, a incrível Canned Heat (banda da California, muito famosa em sua época, show incrível no Woodstock), dentre outras.





Admirável mundo novo - 1932
O nome Bubble Puppy foi retirado da frase “Centrifugal Bumble-puppy”, um jogo fictício para crianças descrito no livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, outro escritor muito importante para entender a contracultura, autor do aclamado As Portas da Percepção

A primeira apresentação oficial da banda aconteceu durante a passagem do The Who por San Atonio, quando abriram o show do grupo inglês.




As portas da percepção - 1954
Em 1969, na mesma gravadora em que os 13th Floor Elevators, os Golden Dawn e os Red Krayola (todos da cena do Texas),  gravaram seu único disco intitulado A Gathering of Promises

Esse disco inclui um single que ficou bem popular e entrou para o top 20: Hot Smoke and Sassafras. Tinham mais músicas em mente para um novo disco, porém brigaram com a gravadora (International Artists, de Houston) e então enfrentaram a busca por um novo selo. Em 1970 assinaram com a ABC-Dunhill records. 

Em 1971 lançaram mais um disco sob o novo nome Demian, desta vez retirado de um livro de Herman Hesse, sugerido pelo ex-integrante do Steppenwolf, Nick St. Nocholas, cujo nome da banda também foi retirado da obra de Herman Hesse, o clássico Lobo da Estepe.


Demian - 1971


O Romance homônimo de Herman Hesse - 1919
O Demian também não durou muito, acabaram em 1972, porém, seus integrantes continuaram no mundo da música e desenvolvendo carreiras paralelas. Dentre elas, um se tornou profissional de ciências da computação, outro se tornou eletricista e um outro ainda noticiou que levava a vida como fazendeiro no Texas. 

Em 2001 saiu um CD intitulado Hot Smoke, contendo seu maior sucesso Hot Smoke and Sassafras e mais 11 músicas inéditas e incríveis, gravadas na época e que, provavelmente, deveriam ter formado o segundo disco sob o nome Bubble Puppy.

Web Analytics