17 de mai de 2011

Coven

Pioneiros do rock ocultista
Witchcraft Destroy Minds & Reaps Souls -1969

Coven é uma banda de Chicago, EUA, rotulada como Heavy Psych (Rock Psicodélico Pesado), que em termos sonoros e temáticos foi pioneira no estilo Heavy Metal, tratando de assuntos como ocultismo e satanismo, coisa pouco comum nos anos 60. 





Com sonoridade similar a do Jefferson Airplane, também contavam com uma poderosa vocalista, Jinx Dawson, que podemos descrever como uma versão dark de Janis Joplin enfurecida. 


Jinx Dawson 

O nome do baixista, Oz Osborne, é outra coincidência cabalística, pois é quase igual ao nome de Ozzy Osbourne, famoso vocalista do Black Sabbathcuja sonoridade também é similar ao Coven.




Black Sabbath + Jeferson Airplane




Não bastasse isso, a banda Coven ainda colocou em seu primeiro disco, Witchcraft Destroys Minds and Reaps Souls (1969), uma faixa intitulada Black Sabbath




A canção Black Sabbath

O vídeo apresenta trechos do filme Häxan
de Benjamin Christensen - 1922




É importante frisar que o Coven surgiu antes do Black Sabbath, e estes já disseram não saber do grupo norte-americano na época em que formaram o seu. Mistérios do destino!


Coven = Reunião de Bruxas - hahahaha!!!!

No final da década, após terem lançado seu primeiro disco pela Mercury Records, o grupo excursionou com vários nomes de peso como Alice Cooper,  Frank Zappa e Vanilla Fudge



É creditado à Jinx Dawson uma das primeiras aparições do sign of the horn (sinal do chifre, feito com a mão \m/). 

Muitas outras pessoas afirmam que o crédito deve ser dado à Ronnie James Dio, que também foi vocalista do Black Sabbath. Isto é outro fato intrigante, pois Jinx Dawson já estava fazendo-o a mais tempo.



Jinx é natural de Indianapolis, Indiana e começou a estudar ópera e ocultismo no começo dos anos 1960. 



A capa do disco, em uma de suas várias versões, traz cruzes invertidas, caveiras e objetos cerimoniais, algo diferente até então. 

Além disso, a ultima faixa se constitui de 13 minutos de gravação de um ritual de missa negra. Ultra sombrio!




A famigerada missa negra, \m/




Além de Witchcraft Destroys Minds and Reaps Souls, lançaram mais dois discos: Coven (1972) e Blood On The Snow (1974). 

Witchcraft Destroy Minds & Reaps Souls - versão 2

Em 1975 a banda terminou, mas em 2008, lançaram 
novo trabalho com músicas inacabadas das décadas de 1960 e 1970, dando continuidade à sua temática. O disco se chamou Metal Goth Queen~Out of the Vault. 



Nunca tiveram sucesso comercial, o que se deve em parte pela temática satanista, mostrada de forma tão clara que chocou na época e choca ainda hoje.


Blood on the snow - 1974

Tal polêmica não afetou bandas de sucesso como o Black Sabbath, ou o Iron Maiden, que são rotulados de satanistas por falarem do diabo em algumas canções, mas que não se declaram como tais, não por hipocrisia, mas por realmente não serem satanistas.


Apesar de toda essa polêmica, o som do Coven é de muita qualidade, especialmente por estarem num momento de transição na história do rock: fim da era psicodélica, início do heavy metae de outras correntes. 


One tin soldier - 1971

O único sucesso comercial da banda foi a canção One Tin Soldier (o título também lembra uma bela canção dos Small FacesTin Soldier), que foi trilha sonora do filme Billy Jack. A música é considerada um hino anti-guerra do Vietnã.


                         One Tin Soldier



Fontes
Wikipédia 
Lastfm.com 
My Space 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics