Miscelânea de sons, além de um incrível show de luzes.
Chariot Rising (capa alternativa) |
Chariot Rising (1967 - 1996) |
Em 1967, George Bruno Zoot Money estava insatisfeito com a popularidade de sua banda de Rhythm and Blues, Jazz e Soul, chamada Big Roll Band.
Foi então que, ao conhecer os outros membros, formaram a Dantalian’s Chariot. O nome da banda veio de um famoso livro entitulado A chave menor do rei Salomão.
A título de curiosidade, trata-se de um grimório publicado pela primeira vez no século XVII. Porém, seu conteúdo remonta a muitos séculos atrás, proveniente de diversas fontes e creditado ao rei bíblico Salomão, que teria apreendido 72 entidades denominadas “daemon”.
O livro é sobre como Salomão teria realizado esse feito através da criação de chaves mágicas. As entidades são classificadas de acordo com títulos nobiliárquicos que não existiam na época em que teria vivido Salomão, daí a fonte de controvérsias sobre a real data e credibilidade do livro. O Duque Dantalion, daemon que dá nome à banda, é o septuagésimo primeiro, dentre os 72 espíritos listados.
capa de A chave de Salomão. |
Cartaz de um show no clube londrino UFO |
Light Show (shows de luzes), era algo muito comum nos anos 1960, e foi uma moda iniciada em São Francisco e Nova Iorque. Consistia em de projeções de formas coloridas e abstratas, luzes estroboscópicas, projeções de imagens diversas. Muito parecido com o que hoje é uma Rave.
Todos de branco |
Os Dantalian’s Chariot vestiam-se de branco em suas apresentações, e também pintavam os equipamentos e instrumentos de branco, com o objetivo de refletir melhor as luzes que eram projetadas.
Não lançaram nenhum disco nos anos 1960, apenas singles. Na década de 1990 saiu Chariot Rising, uma reunião das músicas escritas em seu período de atividade. Os motivos para o álbum não ter sido lançado na época foram discordâncias entre músicos e a gravadora EMI.
A banda durou cerca de 1 ano, entre 1967 e 1968. Nesse período foi lançado o compacto Madman Running Through the Fields / Sun Came Bursting Through my Cloud.
A sonoridade do único disco vai do rock de garagem ao progressivo e um vocal um tanto gutural para uma banda de rock psicodélico.
Coffee song, single subestimado do Cream, foi regravada pelo Dantalian's Chariot ganhando uma cara mais folk. O belo resultado pode ser conferido em Chariot Rising.
Fonte