Uma das figuras mais misteriosas e controversas do século XX
Críticas podem ser feitas à Aleister Crowley, que, muitas vezes, não vivia de acordo com a própria filosofia que pregava.
Por exemplo, a busca por prazer a que se entregou não raro se pareceu mais com uma simples satisfação do ego do que com a vontade do Universo.
Apesar do vício em heroína, fez uso experimental de várias drogas em seus estudos ocultistas, cujo objetivo era entrar em contado com estados visionários.
Magia em teoria e prática - 1929 |
Muito das contradições e controversas que há em Crowley se devem à sua personalidade destemida e eclética.
Ele provou e fez de tudo. Parece que era um tipo amoral, invocava deus e o diabo, de acordo com seus propósitos.
Crowley e Fernando Pessoa |
Em muitos aspectos, a filosofia da Thelema parece se encaixar no seguinte ditado: Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.
Há muitos outros fatos intrigantes de sua vida que tornariam a postagem ainda mais extensa.
Ele teve várias amantes, dizem que foi espião do serviço secreto britânico durante a 2º Guerra Mundial, viajou por muitos lugares, conheceu Fernando Pessoa e uma porção de intelectuais e artistas.
Aleister Crowley na capa de Sgt. pepper's |
Teve grande influência no rock. Entre seus admiradores estão os Beatles, Led Zeppelin, David Bowie, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, para citar apenas alguns dos mais famosos.
No Brasil, Raul Seixas e Paulo Coelho.
No Brasil, Raul Seixas e Paulo Coelho.
Crowley morreu com 72 anos, em 1947. Teve uma vida longa e suas ultimas palavras (segundo a internet) foram: Eu estou perplexo.