3 de ago. de 2011

Aleister Crowley - 2º parte

Uma das figuras mais misteriosas e controversas do século XX
Aleister Crowley em vestes egípcias

A partir do Livro da Lei, que foi psicografado ou ditado pelo próprio subconsciente de Crowley durante seu transe, ele funda sua própria ordem iniciática baseada na Thelema, que se chamaria Astrum Argentum.


Mais tarde, em 1920, muda-se para uma casa nas montanhas da Sicilia, numa antiquíssima cidade chamada Cefalú, no litoral da Itália. A casa se chamou Abadia de Thelema.

vista de Cefalú, Sicilia

Durante sua estadia na abadia, alegadamente colocou em prática orgias as quais chamava de mágica sexual. Aleister Crowley considerava o sexo uma poderosa fonte de energia, provável influência de seus estudos sobre o tantra.


Aleister Crowley, aliás, estudou ritos e práticas de diversas religiões. Seus livros e seus próprios rituais resultam desse sincretismo.

Diário de um Viciado - Livro sobre
sua temporada na Abadia de Thelema

Todos os boatos que se espalhavam sobre a abadia -   sexo, drogas e ocultismo - somados à morte de um seguidor por infecção, fizeram com que Crowley fosse expulso da Itália.

Vista aérea recente da Abadia de Thelema

Um dos escritos mais sérios que consegui encontrar sobre Aleister Crowley está presente numa biografia do Led Zeppelin, feita pelo jornalista Mick Wall, onde relata os acontecimentos na Abadia:
 

Foram suas aventuras na abadia, no início dos anos 1920 (com potes de heroína espalhados,(…) rituais envolvendo sacrifício de animais e uma mulher sendo penetrada por um bode) que levaram aos títulos sensacionalistas na revista John Bull - 'O pior homem da Terra' foi seguido por outros no mesmo estilo: 'O rei da depravação' e 'Um homem que gostaríamos de enforcar' - que acabaram chamando a atenção do público britânico para Crowley.


A Abadia de Thelema está até hoje abandonada na Sicilia, bem deteriorada e milagrosamente ainda de pé. Apesar do mau estado da casa, ainda há vários vestígios das pinturas murais feitas por Aleister Crowley.

restos de pintura mural

Há um vídeo do youtube que documenta através de uma série de fotos como o local está atualmente, além de mostrar a dificuldade de chegar até lá.


A Abadia de Thelema é rota frequente de um turismo underground, que recebe curiosos e seguidores do mundo todo. 

É um lugar de difícil acesso, principalmente por causa do mito e antipatia que há em torno de Crowley. Um dos rótulos dados à ele é o de homem mais malvado do mundo.

Interior de um quarto da Abadia

Outro vídeo, bem sensacionalista, mostra que a Abadia virou um lugar de rituais diversos feitos por peregrinos, o que amplia ainda mais o mito em torno do lugar.




Aleister Crowley fundou não só a Abadia de Thelema, como outras ordens iniciáticas. E há diversas outras organizações pelo mundo que utilizam o Livro da Lei como seu escrito base.


O fato de que Thelema possa ser uma filosofia de vida particular, prescindindo ou não de se filiar a uma organização esotérica, a coloca como parte do ideário de liberdade individual, que tomou contornos anárquicos na contracultura anglo-saxã das décadas de 1950 à 1970.





Fontes
Amprodias - site com várias fotos antigas da Abadia de thelema, feitas em 1989
Led Zeppelin: Quando os gigantes andavam sobre a Terra, de Mick Wall.

Web Analytics