7 de mai. de 2011

Golden Dawn

Vindos da terra dos cowboys, a Golden
Dawn é um produto híbrido de country,  psicodelia e até um punk rock precoce
Power Plant - 1968


Grupo do Texas, EUA, lugar que, junto com a California, foi um celeiro da psicodelia norte-americana. Podemos dizer que foi um celeiro lado B, pois todas são pouco conhecidas, com exceção da 13th Floor Elevators, uma das primeiras do gênero e cultuadíssima por lá.


Golden Dawn é uma espécie de clone dos 13th Floor Elevators, mas não exatamente uma cópia. Além dos integrantes de ambas serem amigos, as duas apareceram na mesma época, logo a semelhança é mais um indício da procura de um caminho a seguir. 

Lançaram apenas um disco, Power Plant, de 1968. 


O único disco da Golden Dawn deveria ter sido lançado no mesmo ano em que o primeiro da 13th Floor Elevators, que se chamou Psychedelic Sounds (1967). Mas por uma decisão da gravadora, Power Plant foi lançado depois, o que fez com que a Golden Dawn fosse considerada uma corruptela de seus conterrâneos. 

Power Plant é um disco excelente, com letras bem construídas, que variam entre temas clássicos do psicodelismo (a expansão da mente, religiosidade), desilusões amorosas, crises de identidade e conflitos psicológicos. 



Fontes
Web Analytics