30 de mai. de 2011

The Open Mind

Rock psicodélico inglês quase californiano
Open Mind - 1969

Banda inglesa, formada em meados dos anos 60, que se situou na transição entre os movimentos Mod/Beat, garage rock e rock psicodélico, firmando-se no ultimo rótulo, com o disco homônimo Open Mind, de 1969.




Em 1967 já haviam lançado um compacto: Day and Night / Get Out of My Way

Na mesma época do lançamento do LP, em 1969, também lançaram mais dois singles que não entraram para o disco: Magic Potion e Cast a Spell. O mais engraçado é que são suas músicas mais famosas. 

A sonoridade da banda é bem diferente do resto da cena do rock psicodélico inglês. Além de ser fruto de uma mistura de tendências, como as citadas acima (mod, garage, psicodélico), ainda podemos incluir um pouco de hard, acid, rock and roll, e o que seria chamado de stoner. 




Talvez a banda inglesa que mais se aproxima da sonoridade da Open Mind é a Small Faces. Lembram também os primeiros álbuns dos The Doors.

A capa do disco é outro detalhe que merece atenção. Uma piada visual e um trocadilho, além de ser um tipo de capa diferente da moda psicodélica, mais limpa em relação aos posteres californianos e mais próxima da estética de filmes B e colagens surrealistas.



Fontes
texto muito completo sobre a banda:
Resumo perfeito:
Web Analytics