24 de mar. de 2012

Elmore James

O inventor do Blues Rock e rei da Slide Guitar
Uma de suas primeiras fotos - fins dos anos 30
Nascido no Mississipi em 1918, foi um dos pais do rock and roll, junto com Robert Johnson, Muddy Waters, Howlin' Wolf e Sonny Boy Williamson, entre outros.

Elmore James é considerado o rei da Slide Guitar, tendo influenciado o revival do Blues no início dos anos 1960 e o Heavy Rock do fim da década, exemplificado pelo Canned Heat.



As influências são incontáveis: o mestre de Elmore James foi Robert Johnson; Elmore, por sua vez, foi o mestre de Brian Jones, dos Stones, e também de Little Richard, no seu estilo de cantar.

O primeiro instrumento de Elmore James foi uma guitarra improvisada com cabo de vassoura, lata, cordas de metal e o slide era o pescoço de uma garrafa (bottleneck). True \m/


Original Folk Blues - 1967

A improvisação com o cabo de vassoura acabou servindo de inspiração para o nome de sua banda: The Broomdusters (algo como "os varredores" ou "levantadores de poeira"). Também inspirou o seu maior sucesso Dust my broom ("limpar minha vassoura" ou "tocar minha guitarra").

As letras de blues são cheias de sacadas, ironias e duplo sentido que somente a autêntica comunidade do Blues pode maliciar.

Infelizmente, Elmore James morreu em 1963 e não viu a enorme influência que seu trabalho teve na época áurea do rock.


Fontes
Web Analytics