21 de nov. de 2012

The Seeds

A banda mais excêntrica da cena de Los Angeles

Sky Saxon, músico e fundador do grupo californiano The Seeds, é um dos ícones do estilo visceral e raivoso característico do garage rock.


Sky Saxon

Fã dos Rolling Stones e influenciado pelas maneiras vocais de Mick Jagger, inicia sua carreira como cantor na primeira metade dos anos 1960, assinando singles com o nome Little Richie Marsh.



A assinatura Little Richie Marsh mostra semelhança com a assinatura Little Richard, supostamente mais uma de suas influências, mas nada está provado.



Em 1966, Sky Saxon, já enturmado com o guitarrista John Savage e outros doidivanas, lança o primeiro LP dos Seeds: The Seeds, que inclui os hits Pushin' too hard, Can't seem to make you mine e Lose your Mind, uma canção à la Bo Diddley.


The Seeds - 1966

Também nesse mesmo ano, lançam A Web of Sounds. Os dois primeiros discos passeiam pelo garage-blues enquanto que os próximos três irão explorar o psicodelismo.


A Web of Sounds - 1966

Future, de 1967 é o Sgt. Pepper's dos Seeds. Um álbum com arranjos em cítara e tudo o mais, e ainda sem perder a rudeza sonora característica.


Future - 1967

Apesar dessa fusão maravilhosa, Future não foi um disco de enorme sucesso, o que ocasionou uma reformulação no line-up


A Full Spoon of Seedy Blues - 1967

Seguiram-se mais dois LPs: A Full Spoon of Seedy Blues (1967) e Raw and Alive in Concert at Merlin's Music Box (1968). A banda infelizmente acabou em 1969.


Raw and Alive in Concert at Merlin's Music Box - 1968

Na década de 1970, Sky Saxon junta-se a uma comunidade mística alternativa chamada Source Family.



John Savage, nada marginal mas nem por isso menos bizarro, arranja um emprego na polícia de Los Angeles.


Father Yod

A Source Family era uma comunidade espiritualmente guiada por Father Yod, que além de guru hippie era também músico e membro de outra banda: Ya Ho Wha 13


Savage Sons of  YA Ho Wha - 1974

Sky Saxon juntou-se a banda em 1973 embora fontes afirmem que não apareça em nenhum álbum. 


Sky Saxon faleceu em 2009

Entre outras curiosidades sobre os Seeds, consta que fizeram uma participação no filme Psych-Out, estrelado por Jack Nicholson. E ainda que Wanderléia regravou o hit Pushin' too hard sob o nome Vou lhe contar, em 1967.





Fontes


Web Analytics