21 de nov. de 2012

The Seeds


Sky Saxon, músico e fundador do grupo californiano The Seeds, é um dos ícones do estilo visceral e raivoso característico do garage rock.


Sky Saxon

Fã dos Rolling Stones e influenciado pelas maneiras vocais de Mick Jagger, inicia sua carreira como cantor na primeira metade dos anos 1960, assinando singles com o nome Little Richie Marsh.



A assinatura Little Richie Marsh mostra semelhança com a assinatura Little Richard, supostamente mais uma de suas influências, mas nada está provado.



Em 1966, Sky Saxon, já enturmado com o guitarrista John Savage e outros doidivanas, lança o primeiro LP dos Seeds: The Seeds, que inclui os hits Pushin' too hard, Can't seem to make you mine e Lose your Mind, uma canção à la Bo Diddley.


The Seeds - 1966

Também nesse mesmo ano, lançam A Web of Sounds. Os dois primeiros discos passeiam pelo garage-blues enquanto que os próximos três irão explorar o psicodelismo.


A Web of Sounds - 1966

Future, de 1967 é o Sgt. Pepper's dos Seeds. Um álbum com arranjos em cítara e tudo o mais, e ainda sem perder a rudeza sonora característica.


Future - 1967

Apesar dessa fusão maravilhosa, Future não foi um disco de enorme sucesso, o que ocasionou uma reformulação no line-up


A Full Spoon of Seedy Blues - 1967

Seguiram-se mais dois LPs: A Full Spoon of Seedy Blues (1967) e Raw and Alive in Concert at Merlin's Music Box (1968). A banda infelizmente acabou em 1969.


Raw and Alive in Concert at Merlin's Music Box - 1968

Na década de 1970, Sky Saxon junta-se a uma comunidade mística alternativa chamada Source Family.



John Savage, nada marginal mas nem por isso menos bizarro, arranja um emprego na polícia de Los Angeles.


Father Yod

A Source Family era uma comunidade espiritualmente guiada por Father Yod, que além de guru hippie era também músico e membro de outra banda: Ya Ho Wha 13


Savage Sons of  YA Ho Wha - 1974

Sky Saxon juntou-se a banda em 1973 embora fontes afirmem que não apareça em nenhum álbum. 


Sky Saxon faleceu em 2009

Entre outras curiosidades sobre os Seeds, consta que fizeram uma participação no filme Psych-Out, estrelado por Jack Nicholson. E ainda que Wanderléia regravou o hit Pushin' too hard sob o nome Vou lhe contar, em 1967.





Fontes


18 de nov. de 2012

More (1969) - Barbet Schroeder


cartaz

Este é um filme belo-trágico que se passa em Ibiza no final da década de 1960, retratando o lado junkie e desesperançado da revolta contracultural.

Um estudante alemão cansado da rotina e da falta de sol aventura-se pedindo carona e acaba em Paris, na companhia de um amigo trambiqueiro que lhe faz um convite para uma festa.


cena clássica

Nesta festa ele conhece uma norte-americana que já está acostumada a dar seus "pulos" na vida. Tanto que logo após a garota parte para Ibiza, sem lenço e sem documento



O jovem alemão, completamente obcecado por ela, segue-a freneticamente até descobrir seu paradeiro em Ibiza.



Aí então ele começa uma saga de descobertas ilícitas, entre elas o duplo-sentido atribuído à palavra horse: Heroína. 


More (Pink Floyd) - 1969

A trilha sonora fica a cargo do Pink Floyd, em um álbum onde algumas faixas lembram o grupo Blue Cheer



O lado negro e underground do Power Flower encontrava sua fonte de inspiração não só na Bad Trip lisérgica como também no drama da heroína.


cena do filme

Sobre a heroína e a década de 1960 há ainda os relatos de Andy Warhol e Velvet Underground, Marianne Faithfull e sua canção Sister Morphine, regravada pelos Stones em Sticky Fingers (1970). 

Também conhecemos o drama de Gram Parsons e o livro de William Burroughs.


Junkie - 1953


Viciado em heroína, o protagonista do filme segue pedindo por mais. Sua obsessão crescente pela jovem norte-americana e o estilo de vida marginal de ambos são exemplos que confirmam o tom romântico do exílio em que embarcam.



cena do filme

Embora seja possível encontrar romantismo, o filme de Barbet Schroeder é muito realista. Tão realista que o aspecto de época às vezes chega a desaparecer e vemos um autêntico drama contemporâneo que foge ao datado.


cartaz de The Valley

A parceria entre Schroeder e Pink Floyd resultou em mais um filme: The Vallley (1972), cuja trilha se encontra no disco Obscured by Clouds (1972).


Obscured by Clouds - Pink Floyd (1972)


Fontes

3 de nov. de 2012

David Axelrod


Songs of Innocence - 1968

Nascido em Los Angeles na década de 1930, David Axelrod se tornou um grande produtor musical e um dos mais criativos compositores de sua época.


David Axelrod em Songs of Innocence - capa alternativa

Suas primeiras produções foram discos de músicos de jazz, dentre os quais Why Am I Treated So Bad? (1967), de The Cannonball Adderley Quintet, e também Live At the Club (1966) que contém o clássico Mercy, Mercy, Mercy.


Live at the Club - 1966

David Axelrod também se debruçou sobre o rock psicodélico, produzindo os dois últimos álbuns da banda garage Electric Prunes: Mass in F Minor (1968) e Release of an Oath (1968).


Release of an Oath - 1968


Produziu ainda outros discos para grupos pouco
conhecidos, tais como: Hardwater - Hardwater (1968) e The Common PeopleOf the People/By The People/For The people From (1969).



Hardwater - 1969

Seguindo as explorações que havia iniciado em seu trabalho com os Prunes, especialmente no ultimo disco Release of an Oath, Axelrod compõe, produz e lança seus dois álbuns autorais mais aclamados: Songs of Innocence (1968) e Songs of Experience (1969).


Of the People/By The People/For The people From - 1969

Passeando pelo jazz, psicodelia, música instrumental e demais rótulos cabíveis, o resultado é uma produção altamente viajada, espiritualizada e difícil de nomear.


Songs of Experience - 1969

Ambos os álbuns foram inspirados nos poemas e pinturas simbolistas/visionárias de Willian Blake (1757-1827). 

Também foram comparados à Bitches Brew (1970) de Miles Davis, pela crítica da época, que na verdade não os tinha em tão alta conta. Posteriormente, estes álbuns foram aclamados como obras-primas.


Earth Rot - 1970

Em 1970, David Axelrod lança mais um disco pioneiro chamado Earth Rot, que tem como tema central questões ambientais.

Heavy Axe - 1974

Segundo a Wikipedia, Earth Rot (terra podre) se encaixa nos gêneros pop barroco, jazz, rock e soul jazz. Algumas letras são inspiradas no livro bíblico de Isaías e em lendas do povo indígena Navajo.


Seriously Deep - 1975

Axelrod, com 81 anos, ainda está vivo e atuante. Durante os anos 1990 e 2000 teve sua extensa obra redescoberta por artistas do Rap e R&B, como Lauryn Hill e do BritPop, como o ex-vocalista do The Verve, Richard Ashcroft.


Strange Ladies - 1977


Fontes

1 de nov. de 2012

The Chocolate Watch Band


Grupo formado na Califórnia nos idos de 1965. Entre idas e vindas de músicos, em 1966 tínhamos a banda que gravou diversas demos e seu primeiro LP, No Way Out, em 1967.


No Way Out - 1967

Influência para a New Wave e o Punk Rock nos anos 1980, a banda integrou o período histórico chamado pré-punk, que conta com quase todos os conjuntos de garage sessentistas e também com os grupos da invasão britânica  como o The Who, os Pretty Things e o Them.



Em contraposição ao garage rock nova iorquino, que podemos notar em bandas como The Druids of Stonehenge, The Fugs e outras, o garage californiano conta com a presença frequente de instrumentos não usuais e sonoridades mais soltas.


The Inner Mystique - 1968

E é esse tipo de som que encontramos no trabalho dos Chocolate Watch Band, especialmente em seus dois últimos Lps: The Inner Mystique (1968) e One Step Beyond (1969).



Durante o segundo e o terceiro disco passaram ainda por mais trocas de integrantes e divergências sobre o quão psicodélicos deveriam ser.



É possível conferir a performance raivosa da primeira formação no filme Riot in the Sunset Strip (1967).


Fontes

Fields

Colagens sonoras nos campos nostálgicos
Fields - 1969

1969 parece ter sido o ano das pérolas únicas do Heavy Psych. A banda Fields é mais um exemplar daquela safra, com seu único e ótimo disco de mesmo nome.


capa interna

O que encontramos em Fields é uma mistura de tendências do fim da década (entre 1967 e 1969), que inclui o soul, o power pop, acid rock e o heavy blues-heavy psych, que por ser proeminente, é o rótulo que prevalece neste trabalho do trio californiano.


Contracapa

O disco conta ainda com a participação de Brenda Halloway, cantora da Motown e também do grupo feminino The Raelettes, responsável pelos backing vocals nas gravações de Ray Charles.




Fontes

Valhalla


Valhalla - 1969

Mais uma banda de um disco só que se tornou raridade e desperta a curiosidade dos aficionados pelo rock de fins dos anos 1960. 



Valhalla (1969), disco homônimo do grupo de Long Island, terra natal de H.P. Lovecraft, é mais uma peça da onda heavy blues - heavy psicodélica, que teve como expoentes o Deep Purple, o Cream, o Vanilla Fudge e o Iron Butterfly, entre outros. 



Desde a sonoridade até a iconografia calcada na mitologia nórdica, podem ser considerados influência e um prenúncio do Heavy Metal setentista e posterior, vide o Viking Metal.




Fontes

15 de out. de 2012

White Noise

Ruído Branco: reunindo todas as frequências até o torpor da percepção
An Electric Storm - 1969

Grupo inglês formado pelo baixista clássico norte-americano David Vorhaus e a dupla britânica Delia Derbyshire - Brian Hodgson, pioneiros das experimentações eletrônicas no Reino Unido (além de Joe Meek).


David Vorhaus

Delia e Brian, em conjunto com Peter Zinovieff (o inventor do sintetizador VCS3) eram integrantes de um outro trio: Unit Delta Plus


Delia Derbyshire

Esse trio vanguardista participou do que pode ter sido a primeira Rave de todas: um festival inglês que integrou música eletrônica e artes visuais através dos Light Shows e experimentos sonoros diversos.


Delia Derbyshire

Este festival se chamou Million Volt Light and Sound Rave, idealizado pelo coletivo de designers BEV (Binder, Edwards & Vaughan). 


Brian Hodgson

Além da presença do Unit Delta Plus e seus trabalhos pautados pelo conceito de música randômica ou aleatória (vide John Cage e Pierre Boulez), o festival contou ainda com a mítica canção inédita dos Beatles chamada Carnival of Lights, jamais lançada e composta exclusivamente para o festival.


cartaz do Million Volt Light and Sound Rave

O álbum do White Noise de 1969, An Electric Storm, é lembrado por ter sido produzido pouco antes do surgimento do sintetizador Minimoog, que revolucionou as apresentações ao vivo e simplificou o processo de criação. 


An Electric Storm - 1973 (Versão norte-americana)

An Electric Storm é portanto, um disco de música eletrônica ainda "feito-à-mão" através de um aventuroso processo.


White Noise 2: Concerto for Synthesizer - 1974

Exploração de diversos efeitos em composições ora pop, ora experimentais, são a tônica do disco. Uma vibe psicodélica à la Syd Barret perpassa algumas faixas. 


White Noise 3: Re-Entry - 1980

A sonoridade espacial está afinada com outros experimentos da época como os Silver Apples, Fifty Foot Hose, Morgen e muito mais.


White Noise 4 : Inferno - 1990

Delia Derbyshire e Brian Hodgson saíram do White Noise na déc. de 1970 e outros álbuns posteriores à An Electric Storm (White Noise I, II, III, IV e V) foram produzidos e lançados por David Vorhaus.


White Noise 5: Sound Mind - 2000

Já em An Electric Storm, David Vorhaus vinha desenvolvendo composições que culminariam no estilo chamado Dark Ambient: um experimento de efeitos soturnos e melancólicos.




Fontes


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