21 de dez. de 2012

Baby Grandmothers

Uma trajetória curta, porém enraizada em vários projetos

Baby Grandmothers era um power trio sueco que fazia rock psicodélico pesado (vulgo Heavy Psych), unido à improvisação. 

Surgidos em 1967, fizeram parte da cena underground que se apresentava no clube Filips, em Estocolmo.



Antes de se tornarem um power trio, eram uma banda de garage rock chamada T-Boones. Deixaram como registro apenas um single raro, gravado na Finlândia.



Durante a estadia dos Baby Grandmothers como banda residente do clube Filips, houveram uma série de jams com vários grupos pouco conhecidos, como os ingleses do Blossom Toes, e os ícones Jimi Hendrix e Mothers of Invention.

Foram a banda de abertura de shows de Jimi Hendrix durante sua turnê pela Suécia, em 1968.



Além dos Grandmothers, havia outra banda influente e pioneira do rock psicodélico sueco: Mecki Mark Men, grupo do tecladista e vocalista Mecki Bodemark, que contou ainda com o baterista de outro grupo influente e pioneiro: Pärson Sound.


Mecki Mark Men

Este grupo lançou um álbum homônimo em 1967 e então debandou, para ser reformulado posteriormente com integrantes do Baby Grandmothers. Lançariam mais dois LPs: Running in the Summernight (1969) e Marathon (1971).


Pärson Sound

O clube Filips, local por onde transitou toda essa eferverscência era, além de um reduto marginal da música, um lugar não bem visto pela sociedade de Estocolmo.


Mecki Mark Men - 1967

Imagina-se que isto se deva à freqüência das subculturas e, consequentemente, das drogas, inseparáveis dos movimentos daquela época. O fato é que o clube foi fechado pela polícia, no natal de 1967.


encarte presente no cd Turn on, Turn in, Drop out - 2007:
uma rara apresentação no clube Filips 

Seguindo na linha evolutiva metamorfoseante dos Baby Grandmothers, sabe-se que após terem se transformado no retorno do Mecki Mark Men, alguns de seus integrantes vieram a formar a banda de rock progressivo Kebnekaise.


Turn on, Tune in, Drop out - 2007


Fontes


19 de dez. de 2012

Josefus


Dead Man - 1970

Grupo da cena underground de Houston, Texas, a mesma cena que era composta pelas bandas 13th Floor Elevators, Bubble Puppy, Golden Dawn, Red Krayola, American Blues e os Moving Sidewalks.

Em 1969, seu produtor, Jim Musil, coloca a banda para trabalhar em seu próprio selo, Dandelion.


Gravam o material que posteriormente seria seu primeiro disco, porém é lançado apenas um single, contendo a faixa Crazy Man e com o nome do grupo modificado para Come.



Então, a banda decide lançar seu primeiro álbum, Dead Man (1970), através dos esforços dos próprios músicos, por um selo chamado Hookah Label, numa edição de 3000 cópias. 

Destaque para o cover de Gimme Shelter, dos Rolling Stones.


Muito Estilo \m/

A partir daí, começam a tocar em inúmeros eventos, abrindo shows de bandas como Procol Harum, Ten Years After, Grateful Dead, Quick Silver Messenger Service, John Mayall e outros grandes nomes.


Josefus - 1970

Ainda em 1970, gravam às pressas mais um disco: o homônimo Josefus. No final do ano a banda deixa os palcos. Durante as anos que seguiram fizeram esparsos retornos.


Reedição em cd do disco de 1969

Desde a década de 1990 até meados dos anos 2000, surgiram vários lançamentos em cd, contendo as músicas de Dead Man lançadas em 1970, as gravações anteriores de 1969 e outras gravações ao vivo, o que permitiu que o grupo chegasse ao conhecimento das gerações atuais.



Fontes
Shindig! Magazine
Whiplash - ótima biografia
It's Psychedelic Baby Magazine - entrevista com o guitarrista Dave Mitchell

11 de dez. de 2012

Gun


Gun - 1968

Power trio londrino que durante a segunda metade dos anos 1960 fervilhava no histórico UFO Club, ao lado de Pink Floyd, Soft Machine, Tomorrow, Arthur Brown e outras lendas.



No início, eram um quarteto chamado The Knack (1963), que algum tempo depois (1967) reformulou-se num power trio de Heavy Psych, considerado por muitos como Proto-Heavy Metal



Teríamos o mesmo acontecendo na Califórnia, com a banda Blue Cheer.

Em 1969, lançam seu primeiro disco: Gun, cuja faixa de abertura, Race with the Devil, ganha amplo destaque. Posteriormente seria regravada por Judas Priest, Black Oak Arkansas e Girlschool.

A capa de seu primeiro álbum foi feita pelo artista Roger Dean, responsável por boa parte dos melhores exemplos de ilustração dentro do rock.


Gunsight - 1969

Em 1969 sai mais um álbum: Gunsight, que seria, infelizmente, o último. Igualmente pesado, poderoso e fantástico!



Fontes

30 de nov. de 2012

Canned Heat

Heavy Blues on the Road
Canned Heat - 1967

Uma das bandas que, sem dúvida, foi totalmente influenciada pelas raízes do Blues é a Canned Heat.



A sonoridade construída é devedora da obra de inúmeros blues men, desde os mais desconhecidos até os mais famosos, como Muddy Waters (o rei), Albert King e B.B. King (os reis), John Lee Hooker e Elmore James.



Vindos de Los Angeles, Califórnia, em 1967 ganharam maior projeção devido a sua participação no Monterey Pop Festival.



Ainda em 1967, lançam seu primeiro disco homônimo, Canned Heat. Entre as faixas está um ótimo cover de Dust My Broom, canção de Elmore James.



Em 1968, lançam o segundo e o terceiro álbum respectivamente, Boogie With Canned Heat e Living the Blues



Durante este período emplacaram os clássicos: On the Road Again, uma regravação do blues man de Chicago, Floyd Jones, e Going up the Country, creditada a Alan Wilson, guitarrista do grupo.


Boogie with Canned Heat - 1968

Em 1969 participam do famoso Woodstock e lançam mais três discos até 1970. O último deles, Future Blues, emplaca o hit  Let's Work Together. Estavam no ponto alto de sua trajetória.


Living The Blues - 1968

Porém, como afirma o ditado, depois do topo vem o declive e ainda em 1970 morre Alan Wilson, um dos principais mentores da banda. 


Hallelujah - 1969

Sua morte se deu sob circunstâncias misteriosas e muitos afirmam que overdose foi a causa provável. Alan Wilson também integra o Clube dos 27.


Vintage - 1970.  Alguma Semelhança com Sticky Fingers?

Depois do trágico incidente, seguiram com Bob Hite, outro mentor do grupo, até 1979, quando este também falece devido a um enfarto, logo após um show.


Future Blues - 1970

Uma das obras mais interessantes que deixaram, além é claro, de seus álbuns oficiais, é o disco feito em parceria com John Lee Hooker: Hooker N' Heat (1971). Mais Blues impossível!


Hooker n' Heat - 1971


Fontes
Canned Heat - site oficial

21 de nov. de 2012

The Seeds


Sky Saxon, músico e fundador do grupo californiano The Seeds, é um dos ícones do estilo visceral e raivoso característico do garage rock.


Sky Saxon

Fã dos Rolling Stones e influenciado pelas maneiras vocais de Mick Jagger, inicia sua carreira como cantor na primeira metade dos anos 1960, assinando singles com o nome Little Richie Marsh.



A assinatura Little Richie Marsh mostra semelhança com a assinatura Little Richard, supostamente mais uma de suas influências, mas nada está provado.



Em 1966, Sky Saxon, já enturmado com o guitarrista John Savage e outros doidivanas, lança o primeiro LP dos Seeds: The Seeds, que inclui os hits Pushin' too hard, Can't seem to make you mine e Lose your Mind, uma canção à la Bo Diddley.


The Seeds - 1966

Também nesse mesmo ano, lançam A Web of Sounds. Os dois primeiros discos passeiam pelo garage-blues enquanto que os próximos três irão explorar o psicodelismo.


A Web of Sounds - 1966

Future, de 1967 é o Sgt. Pepper's dos Seeds. Um álbum com arranjos em cítara e tudo o mais, e ainda sem perder a rudeza sonora característica.


Future - 1967

Apesar dessa fusão maravilhosa, Future não foi um disco de enorme sucesso, o que ocasionou uma reformulação no line-up


A Full Spoon of Seedy Blues - 1967

Seguiram-se mais dois LPs: A Full Spoon of Seedy Blues (1967) e Raw and Alive in Concert at Merlin's Music Box (1968). A banda infelizmente acabou em 1969.


Raw and Alive in Concert at Merlin's Music Box - 1968

Na década de 1970, Sky Saxon junta-se a uma comunidade mística alternativa chamada Source Family.



John Savage, nada marginal mas nem por isso menos bizarro, arranja um emprego na polícia de Los Angeles.


Father Yod

A Source Family era uma comunidade espiritualmente guiada por Father Yod, que além de guru hippie era também músico e membro de outra banda: Ya Ho Wha 13


Savage Sons of  YA Ho Wha - 1974

Sky Saxon juntou-se a banda em 1973 embora fontes afirmem que não apareça em nenhum álbum. 


Sky Saxon faleceu em 2009

Entre outras curiosidades sobre os Seeds, consta que fizeram uma participação no filme Psych-Out, estrelado por Jack Nicholson. E ainda que Wanderléia regravou o hit Pushin' too hard sob o nome Vou lhe contar, em 1967.





Fontes


18 de nov. de 2012

More (1969) - Barbet Schroeder


cartaz

Este é um filme belo-trágico que se passa em Ibiza no final da década de 1960, retratando o lado junkie e desesperançado da revolta contracultural.

Um estudante alemão cansado da rotina e da falta de sol aventura-se pedindo carona e acaba em Paris, na companhia de um amigo trambiqueiro que lhe faz um convite para uma festa.


cena clássica

Nesta festa ele conhece uma norte-americana que já está acostumada a dar seus "pulos" na vida. Tanto que logo após a garota parte para Ibiza, sem lenço e sem documento



O jovem alemão, completamente obcecado por ela, segue-a freneticamente até descobrir seu paradeiro em Ibiza.



Aí então ele começa uma saga de descobertas ilícitas, entre elas o duplo-sentido atribuído à palavra horse: Heroína. 


More (Pink Floyd) - 1969

A trilha sonora fica a cargo do Pink Floyd, em um álbum onde algumas faixas lembram o grupo Blue Cheer



O lado negro e underground do Power Flower encontrava sua fonte de inspiração não só na Bad Trip lisérgica como também no drama da heroína.


cena do filme

Sobre a heroína e a década de 1960 há ainda os relatos de Andy Warhol e Velvet Underground, Marianne Faithfull e sua canção Sister Morphine, regravada pelos Stones em Sticky Fingers (1970). 

Também conhecemos o drama de Gram Parsons e o livro de William Burroughs.


Junkie - 1953


Viciado em heroína, o protagonista do filme segue pedindo por mais. Sua obsessão crescente pela jovem norte-americana e o estilo de vida marginal de ambos são exemplos que confirmam o tom romântico do exílio em que embarcam.



cena do filme

Embora seja possível encontrar romantismo, o filme de Barbet Schroeder é muito realista. Tão realista que o aspecto de época às vezes chega a desaparecer e vemos um autêntico drama contemporâneo que foge ao datado.


cartaz de The Valley

A parceria entre Schroeder e Pink Floyd resultou em mais um filme: The Vallley (1972), cuja trilha se encontra no disco Obscured by Clouds (1972).


Obscured by Clouds - Pink Floyd (1972)


Fontes
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