Ritual performático heavy psicodélico
Banda sueca formada em 2008 que está sendo, com certeza, um dos melhores exemplos de heavy psych e heavy metal tradicional atualmente. Lançaram seu primeiro disco Opus Eponymous em 2010, muito bem aclamado pela crítica.
Com influência de King Diamond e também do Heavy Metal dos anos 1970 e início dos 1980, resgatam as origens do estilo sem cair no saudosismo.
|
Opus Eponymous - 2010 |
A sonoridade da Ghost vem sendo descrita como uma mistura de Mercyful Fate com Blue Öyster Cult, e ainda incluo Coven e Black Sabbath.
Heavy Psych é um elemento que possui recorrências em seu primeiro álbum, que vão desde o som e as temáticas, até à visualidade retrô.
Este é um dos rótulos dados à cena heavy rock ocultista do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, que teria dado origem ao Heavy Metal.
Outra característica forte é a teatralidade, herdada também de King Diamond e de outros performers, como David Bowie, Alice Cooper, Kiss e o lendário Arthur Brown.
A banda mantém sua identidade secreta, sendo que 5 integrantes (chamados nameless ghouls: bestas sem nome) apresentam-se totalmente encapuzados e o vocalista, Papa Emeritus, apresenta-se com a pintura facial de uma caveira.
Por falar em Suécia, a sua vizinha Noruega é a terra natal do Black Metal, uma cena forte dos países nórdicos. Um dos itens da indumentária do Black Metal é a pintura corporal.
Outra característica do Black Metal é o satanismo e o ocultismo, o que também é o tema das letras da Ghost, assim como o de algumas de suas famosas influências.
Porém, diferentemente do Black Metal, a banda Ghost não é brutal. Muito pelo contrário, são suave as hell \m/.
Isto de certa forma também é um resgate do início do heavy metal que, obviamente, sempre foi pesado, mas a partir dos anos 80 passamos a conhecer as formas mais extremas do desenvolvimento do estilo.
O disco Opus Eponymous encerra brilhantemente com um cover de Here Comes the Sun dos Beatles, que ganhou uma atmosfera soturna. Obra Prima!