"Lindo Sonho Delirante, hoje eu quero viajar! O Pentágono não sabe que agora é hora de amor."
Cantor nascido no Paraguai em 1946, fixa morada no Brasil no início dos anos 1960 para estudar e tentar a carreira artística.
Batizado Juan Senón Rolon, inicia sua carreira em 1966 sob o nome artístico Juancito, aparecendo em programas da Rádio Record, em São Paulo.
Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, conhece Carlos Imperial, produtor musical, ator e compositor de sucessos como A Praça, gravada por Ronnie Von. Foi Carlos Imperial quem sugeriu à Juancito a mudança de nome artístico, que passou a ser chamado de Fábio.
Fábio - 1969 |
Sob esta nova alcunha, Fábio muda também a sonoridade romântico-yê-yê-yê para o funk-soul-rock-psicodélico de seu compacto Lindo Sonho Delirante/Reloginho, lançado em 1968.
Esta guinada no estilo se deveu, além do nome, à sólida amizade que o cantor passou a construir com Tim Maia. Fábio o conheceu enquanto se apresentava na Boate Cave, no Rio.
Os Frutos de Mi Tierra - 1972 |
O compacto LSD é intrigante pelo fato de não ter despertado o interesse da ditadura. Passou despercebido mas também não fez muito sucesso.
Fábio e Joel Stone, idealizador da coletânea Brazilian Guitar Fuzz bananas |
A sigla LSD aparece de modo proeminente na capa e também faz alusão ao famoso trocadilho da canção Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles, que muitos afirmam não ter sido intencional. No caso de Fábio, o sarcasmo e o trocadilho foram brilhantemente propositais.
Em 1969 é lançado seu primeiro LP, que inclui o seu maior sucesso: Stella, uma canção composta em parceria com Carlos Imperial.
Fontes