2 de ago. de 2012

Joe Meek and The Blue Men

Electro-psicodelia 
do espaço extraterreno
I Hear A New World - 1960 - Joe Meek and the blue men

Joe Meek foi um artista britânico, grande explorador das técnicas de gravação, um engenheiro-programador e mago da produção musical. 



Seu disco de 1960, um EP chamado I Hear a New World (Ouço um Mundo Novo), foi um album vanguardista para a época, sendo considerado um dos pioneiros da música eletrônica.


O estúdio onde realizava suas gravações era um discreto apartamento sobre uma loja de artigos em couro. 


O constante barulho, adorado por Meek, causava o incomodo de alguns traseuntes e também o inevitável desespero dos vizinhos conservadores e ávidos por pudicas noites de sono.

Um documentário sobre a vida incomum de Joe Meek.

Por não ser um músico propriamente dito (ele não tocava, não cantava e nem lia partitura), Joe Meek era acessorado por muitos instrumentistas e outros parceiros de produção. Seu estúdio era uma verdadeira Factory Warholiana de ordem musical.


Outra característica marcante foi seu envolvimento com o ocultismo e também sua frágil condição psicológica. Isto contribuiu para a sua genialidade e visão incomum, mas também para a sua ruína.

Telstar, o Filme

Meek era obcecado por Buddy Holly, era extremamente paranóico e era um caçador de fantasmas, chegando a construir equipamentos de gravação para capturar vozes do além em cemitérios.

Telstar by The tornados

Foi também o responsável pelo início da invasão britânica nas rádios norte-americanas. 

Suas composições Johnny Remember Me e (principalmente) Telstar, gravada pela banda The Tornados, passaram semanas em 1º lugar nas paradas dos EUA.


Joe Meek teve um fim trágico: suicidou-se em 1967, no dia do 8º aniversário da morte de Buddy Holly. Antes de se matar com um tiro, também matou sua arrendatária, Violet Shenton.



Fontes
Adrian Denning - Who is Joe Meek?
Porradobol blogspot - excelente postagem

Web Analytics