As reviravoltas do galo atômico-progressivo
Trio inicialmente formado por Vincent Crane, Nick Graham e Carl Palmer. Vincent e Carl antes haviam feito parte do Crazy World of Arthur Brown.
Lançaram então um disco, Atomic Rooster, em 1970. Tocaram em shows com o Deep Purple em Londres, e pouco tempo depois Nick Graham e Carl Palmer tomaram rumos diferentes.
Carl Palmer passou a ser integrante de outro trio: Emerson, Lake and Palmer.
Atomic Rooster - 1970 |
Restou como membro oficial apenas Vincent Crane, organista, que re-organizou o grupo em um novo line-up. Lançaram o segundo trabalho, Death Walks Behind You, ainda em 1970.
Death Walks Behind You - 1970 (a capa é a reprodução da pintura Nabucodonosor, do inglês Wiliam Blake) |
Em 1971, o trio vira um quarteto e partem para sua primeira turnê norte-americana. Novamente houveram trocas de integrantes, permanecendo apenas Vincent Crane como único mentor. Ainda neste ano lançaram o terceiro disco: In Hearing Of.
In Hearing of - 1971 |
Em 1972, com Chris Farlowe no vocal, lançam o quarto disco da carreira: Made in England. Seguiu-se uma turnê pela Europa e na sequência veio o quinto álbum Nice n' Greasy, em 1973.
Made in England - 1972 |
Em 1975 a banda se desintegra novamente e Vincent Crane resolve dar um tempo no Atomic Rooster.
Novas reformulações ocorreram durante os anos 1980, até a morte trágica de Crane, em 1989, vítima de overdose de medicamentos, possivelmente um suicídio.
Fonte