Teatro e experimentações bizarras
Banda inglesa formada em 1967 pelo cantor Arthur Brown, que durou cerca de dois anos até terminar em 1969.
The Crazy world of Arthur Brown - 1968 |
Dois de seus ex-integrante vieram posteriormente ajudar a compor o Atomic Rooster, grupo expoente do heavy psych, hard rock.
Lançaram apenas um disco em 1968, igualmente intitulado The Crazy World of Arthur Brown. Era um álbum conceitual produzido por Kit Lambert, também produtor do álbum Tommy do The Who.
O conceito gira em torno das questões da individualidade, da consciência do si mesmo, das muitas facetas que uma personalidade pode assumir e das escolhas entre polaridades positivas e negativas.
Arthur e sua trupe |
Daí vem toda a ideia das máscaras e do teatro. Uma ideia praticamente original até o momento, que veio a influenciar David Bowie, Alice Cooper, Kiss, King Diamond e inúmeros outros adeptos da pintura facial e/ou corporal aliada ao teatro e performance.
Outro ponto interessante a ser mostrado é que, apesar de até que parecer, Arthur Brown não era um ocultista, nem um satanista, como alguns por aí podem afirmar.
Mas sua estética influenciou e foi influenciada pela nascente onda progressiva-heavy-psicodélica de fins dos anos 1960 e da retomada de estéticas religiosas primitivas.
O LP teve um único sucesso comercial: a canção Fire. Porém, o disco inteiro é merecedor dos primeiros lugares de todas as paradas.
No entanto, todos nós sabemos que esta decaída ao Limbo é algo comum de acontecer com trabalhos tão sofisticados.
Durante a década de 1970, Arthur Brown gravou outros LP's em companhia da banda Kingdom Come e atualmente continua lançando discos e demais projetos.
Kingdom Come - Kingdom Come (1972) |
Fontes
God of the Hell Fire - ao que parece é o site oficial do cantor