8 de set. de 2019

Flaviola e o Bando do Sol


Poesia folk nordestina

Flaviola e o Bando do Sol (1974)

Flaviola (Flávio Lira) é um músico recifense que, em 1974, gravou um dos álbuns de rock psicodélico brasileiro que integrariam o chamado movimento udigrudi (underground) pernambucano.  Trata-se do disco Flaviola e o Bando do Sol, exemplar único, com produção e participação de Lula Côrtez e outros expoentes do período.

Calcado em uma sonoridade folk, produz uma síntese entre as influências da contracultura estadunidense e inglesa com a cultura regional do Recife. Uma alusão pode ser feita ao que foi desenvolvido pelo grupo Quinteto Armorial, sob a influência do pensamento de Ariano Suassuna, que buscou desenvolver a música erudita nordestina buscando elementos na música popular.


Apesar do nacionalismo de Suassuna ser antagônico à aberta recepção estrangeira por parte do udigrudi de Pernambuco, no disco de Flaviola encontramos uma estética que remete a um certo popular tradicional com evocações medievalistas – em grande parte por causa dos ecos do folk psicodélico inglês – que, ironicamente, aponta para um lugar similar ao que buscava o Quinteto e também a Orquestra Armorial.


Fontes



Web Analytics