6 de abr. de 2012

Humble Pie



Humble Pie foi uma banda inglesa cujo primeiro single, Natural Born Booggie  estreou em 1969.

Idealizada por Steve Marriott em 1968, que estava deixando os Small Faces, contava também com Peter Frampton, ídolo mod da banda The Herd, o que deu ao Humble Pie o rótulo de supergrupo.




Natural Born Booggie foi um compacto de sucesso e, em 1969, lançaram seu primeiro (e maravilhoso) álbum As Safe As yesterday Is.


As Safe As Yesterday Is - 1969

Humble Pie, diferente dos Small Faces e da onda mod, era um experimento de heavy rock, blues e country.

Em resumo, um resgate das raízes do rock acrescido do peso do nascente heavy metal, ou hard rock.

Além disso, Steve Marriott desejava se afastar do rótulo "pop", também dado aos Small Faces.


Town and Country - 1969


Humble Pie - 1970

Em cena com o Humble Pie, Marriott parecia ainda mais livre e impressionante, além de dar vazão à toda a sua potência vocal


Rock On - 1971

No entanto, os últimos (e digníssimos) anos dos Small Faces já nos davam uma prévia do que estava fermentando na mente de Marriott, em canções como Afterglow of your love, por exemplo.


Rockin' the Fillmore - 1971
 Dá para imaginar *-*


Smokin' - 1972

Eat It - 1973

Em 1972 lançam Smokin', seu disco de maior sucesso, com o clássico Thirty days in the Hole (30 dias no buraco), seguido de Hot and Nasty e uma sucessão de boas melodias do hard rock setentista.


Thunderbox - 1974

Ainda em 1972, Peter Frampton deixa o grupo devido a atritos com Marriott. O Humble Pie continua oficialmente até 1976. Depois disso houveram algumas voltas e reviravoltas, porém mais nada de definitivo.


Street Rats - 1975



Fontes
Humble Pie - site oficial



1 de abr. de 2012

La Planète Sauvage

O Planeta Fantástico: Um conto sobre a condição humana
O Planeta fantástico (originalmente o Planeta Selvagem) -
França, 1973. Direção René Laloux.


Este filme, baseado no livro Oms en série, é um marco da história da animação e uma síntese da ideologia contracultural dos anos 1960.



Uma ode ao evolucionismo, o filme está centrado na luta entre os que detém o poder e os que são dominados, mas que vão à busca de sua liberdade à medida em que despertam a consciência.



Um paralelo é feito entre a relação que o ser humano têm com os outros animais. No filme, os Oms (homens) estão no lugar dos cachorrinhos e os Traggs (Ets evoluídos) estão no lugar dos "donos".



Os traggs vivem à base de pensamento. O contato é quase nulo, até mesmo a reprodução sexual é telepática. São uma sociedade profundamente intelectualizada.



Os traggs parecem confirmar a idéia da evolução intelectual e social através da expansão da menteUma de suas práticas diárias é a meditação promovedora de Visões Vívidas.



Os oms também começam a expandir a mente a partir do momento em que conseguem acesso ao conhecimento dos traggs.



Na guerra entre oms e traggs, os primeiros acabam evoluindo e deixando de habitar o mesmo planeta. Isto faz pensar em inúmeras coisas, entre elas, a teoria de que a vida na Terra teria vindo de Marte.



Este é um filme aberto à inúmeras interpretações sobre a condição da nossa inerente animalidade e de nossa inerente racionalidade e espiritualidade. Brisa!





Fontes
Rraurl.com - texto muito bom!

24 de mar. de 2012

Elmore James


Uma de suas primeiras fotos - fins dos anos 30
Nascido no Mississipi em 1918, foi um dos pais do rock and roll, junto com Robert Johnson, Muddy Waters, Howlin' Wolf e Sonny Boy Williamson, entre outros.

Elmore James é considerado o rei da Slide Guitar, tendo influenciado o revival do Blues no início dos anos 1960 e o Heavy Rock do fim da década, exemplificado pelo Canned Heat.



As influências são incontáveis: o mestre de Elmore James foi Robert Johnson; Elmore, por sua vez, foi o mestre de Brian Jones, dos Stones, e também de Little Richard, no seu estilo de cantar.

O primeiro instrumento de Elmore James foi uma guitarra improvisada com cabo de vassoura, lata, cordas de metal e o slide era o pescoço de uma garrafa (bottleneck). True \m/


Original Folk Blues - 1967

A improvisação com o cabo de vassoura acabou servindo de inspiração para o nome de sua banda: The Broomdusters (algo como "os varredores" ou "levantadores de poeira"). Também inspirou o seu maior sucesso Dust my broom ("limpar minha vassoura" ou "tocar minha guitarra").

As letras de blues são cheias de sacadas, ironias e duplo sentido que somente a autêntica comunidade do Blues pode maliciar.

Infelizmente, Elmore James morreu em 1963 e não viu a enorme influência que seu trabalho teve na época áurea do rock.


Fontes

16 de mar. de 2012

Captain beyond

 Procura-se vocalista desaparecido
Captain Beyond - 1972

Surgido da junção de ex-integrantes do Iron Butterfly, Deep Purple e Johnny Winter Band, este grupo só poderia resultar em algo ótimo.

Seu primeiro disco, Captain Beyond (1972) é uma obra-prima sem sombra de dúvidas: fácil, agradável, criativo e pesado.


Sufficiently Breathless - 1973

É um disco que se situa entre o hard rock, a psicodelia e o rock progressivo, sendo que o hard rock, ao meu ver, é o elemento de maior destaque.

O vocalista da banda é Rod Evans, ex-Deep Puple. Sua história também é extraordinária.


Rod Evans na época do Deep Purple


Até hoje não se sabe do paradeiro de Evans, ex-The Maze que foi expulso do Deep Purple, se desiludiu com o Captain Beyond e tentou um retorno glorioso aos palcos liderando um falso Deep Purple, numa empreitada desastrosa.

Desde então nunca mais se ouviu falar em Rod Evans. Ninguém sabe se está morto ou ainda vive. Boatos correram de que teria se tornado médico na Califórnia. Nada comprovado.



Fontes

8 de mar. de 2012

Violeta de Outono



Violeta de Outono - 1987

Grupo underground de São Paulo, formado em 1984. É certamente um dos maiores expoentes do rock psicodélico e progressivo no Brasil (coisa bem obscura em terras tupiniquins).


Reflexos da Noite -  EP - 1986

Lançaram 10 discos entre 1986 e 2011, com uma sonoridade marcada pelo rock psicodélico à moda inglesa e um tanto afastado do Blues (que era componente essencial das modalidades mais pesadas do gênero), porém muito mais próximo da New Wave e, portanto, das experimentações mais afeitas à eletrônica, ao punk e ao jazz.


Eclipse - Ao Vivo - 1986

Seu Disco de estréia foi Violeta de Outono (1987), antecedido por um magnífico EP - Reflexos da Noite (1986). As temáticas evocam um ar esotérico, ambientadas por uma sonoridade espacial. 

The Early Years - Covers - 1988

o Grupo é a encarnação brasileira de Invisible Opera Company of Tibet, projeto iniciado nos anos 1970 por David Allen, do lendário Soft Machine e também Gong. 

Sob este nome lançaram recentemente o disco UFO Planante (2010), que é o terceiro de uma série: Cosmic Dance (1992) e Glisando Spirit (1997).


IOCT - David Allen, Robert Calvert, Gilli Smith - 1987

Invisible Opera Company of Tibet é um projeto em que vários músicos de psicodelia, jazz, prog rock e afins, por todo o mundo, lançam discos com este pseudônimo com o objetivo de formar uma rede panteísta da música e da arte.


UFO Planante - 2010

Se ficarem sabendo de algum show da banda, não percam. É uma das melhores apresentações que verão. Além da psicodelia sonora, resgatam um pouco da magia dos light shows.


IOCT  Tropical Version


Boa Brisa à todos!

Fontes

3 de mar. de 2012

Loyce e os Gnomos

Garage Rock e Fuzz underground brasileiro
O despertar dos mágicos - EP - 1969


Banda obscura sessentista, atuante no estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Ribeirão Preto.

Autores de um garage rock barulhento e pesado, coisa rara de se ver no Brasil de então, recentemente tiveram o seu único compacto, O despertar dos Mágicos, em maior evidência devido às faixas presentes na coletânea Brazilian Guitar Fuzz Bananas.

Esta coletânea foi idealizada pelo brasileiro Joel Stones, dono da loja Tropicália In Furs, localizada no East Village em Nova Iorque e especializada em rarezas obscuras do psicodelismo nacional.

Contra-capa


Este poderoso EP, relançado pela Valeverde Records com edição limitada, foi originalmente editado por um selo chamado Do-Re-Mi, em 1969. Dentre as pessoas que figuram nos agradecimentos da banda está um enigmático Tom Zé.


Teria sido o mesmo Tom Zé, ícone da Tropicália? 
fica a questão.




Fontes

24 de fev. de 2012

The Travel Agency

Power Pop e Pop Art
The Travel Agency - 1968

Grupo desconhecido formado em São Francisco, Califórnia. Lançaram apenas um Lp, de mesmo nome, em 1968.

A sonoridade do disco é uma mistura bem feita de vários estilos que ocorreram dentro do rock psicodélico. 

contra-capa

Neste álbum podemos encontrar space rock, folk, um hard rock mais breve e animado com influencia de Beatles, o que rendeu o rótulo de power pop. E claro, muito Blues também.

A arte da capa é outro destaque. É a fusão entre psicodelismo, Pop Art e Surrealismo. 

O único integrante conhecido é Frank Davis, que teria participado brevemente de outra banda, The Fever Tree,  da cena do Texas, igualmente rica.


Fontes

12 de fev. de 2012

Vanilla Fudge


Vanilla Fudge - 1967

Vanilla Fudge é um conjunto nova-iorquino que começou a aparecer bastante em 1967, com o lançamento de seu disco de mesmo nome, repleto de covers.

Cartaz de apresentação no Avalon Ballroom - São Francisco

Porém, as regravações eram mero suporte para a expressão criativa que realizaram através do Rock Psicodélico Pesado.


Isto fez do Vanilla Fudge um grupo requisitado na abertura de shows que incluíam grandes nomes como Jimi Hendrix Experience, Cream, Led Zeppelin e parcerias com Jeff Beck.


São um dos precursores do Heavy Metal e do uso do órgão Hammond para criar ambiências soturnas e lisérgicas ao exemplo de Iron Butterfly e Deep Purple.


Lançaram 4 discos entre 1967 e 1970. O terceiro disco Renaissance (1968) foi o mais aclamado por muitos críticos, contendo covers e músicas próprias.


Fontes

8 de fev. de 2012

Tamam Shud

Heavy Progressivo Australiano
Evolution - 1968
Surgidos no começo dos anos 60, passaram pela fase instrumental, mod/beat, até chegarem ao psicodélico/progressivo no fim da década. 



Começaram como The Sunsets e mudaram o nome para Tamam Shud, uma frase persa que quer dizer algo como o fim total.

EP - déc. 60

Muito populares na Australia, porém nem tanto fora dela, lançaram seu primeiro LP em 1968 chamado Evolution. Em 1970 veio o segundo e ultimo: Goolutionites and the Real People.

Goolutionites and the real people - 1970

Eram parceiros de um coletivo de arte multimídia chamado UBU, que promovia os famosos light shows em Sydney, incluindo um evento marcante para a cena local chamado Underground Dances, ocorrido entre 1968-69. 





4 de fev. de 2012

Shades of Deep Purple


Sombras de roxo intenso 
sob a névoa infinita 



Primeiro disco do Deep Purple, é citado como uma obra desconhecida e isolada em relação à toda a discografia do grupo.


Capa norte-americana - 1968

Conhecidos mundialmente como um dos primeiros grupos de heavy metal, este seu lançamento difere pela sonoridade psicodélica.

Isso pode ser mais uma prova de que o Heavy Psych, rótulo que podemos dar a este disco, foi o início do metal.

No entanto, clima pesado é o termo que menos se aplica à Shades of Deep Purple. O disco é lindo! Bem espirituoso. 

Os destaques são a faixa Hush (a única que fez sucesso), One More Rainy Day, uma bonita versão de Help! dos Beatles, Hey Joe de Jimi Hendrix e a faixa Mandrake Root, ao estilo de Hendrix, sobre a raiz alucinógena mandrágora.

Quando lançado, em 1968, Shades of Deep Purple contou com uma boa receptividade nos EUA, não obtendo o mesmo sucesso no Reino Unido.




Fontes
Desciclopédia - tem tudo a ver apesar do sarro

22 de jan. de 2012

Power of Zeus

Desentendimentos e inexperiência pontuados por um clima místico/épico

Banda de Detroit, Michigan. Lançaram apenas um único disco: The Gospel According to Zeus - O Evagelho Segundo Zeus (1970).

Este é um disco afeito à sonoridade do Heavy Psych/Hard Rock: lisergia e um bom peso.

Tornaram-se uma banda pouco conhecida e se separaram logo após o lançamento do disco. O fracasso hoje é explicado devido a escolha da gravadora: Motown.

A Motown foi responsável por muito do que de melhor houve no R&B, Soul e Blues norte-americano. Porém nunca haviam promovido um disco de rock, ao estilo Canned Heat + Led Zeppelin.


Essa tentativa, como hoje se sabe, não teve êxito. Porém, a banda foi gradativamente virando um alvo bem visado pelos apreciadores de música 
desconhecida.

The Gospel According to Zeus é um álbum que vale a pena ser ouvido, apesar de não diferir do que se fazia na época. Podem acreditar!


Fontes
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