13 de jul. de 2011

The Pretty Things

Os Rolling Stones do underground: 
Blues e filmes B 
The Pretty Things

Inglaterra, 1963. Dick Taylor, guitarrista e um dos membros formadores do Pretty Things foi também um dos membros formadores dos Rolling Stones, junto com Brian Jones. 

Também era amigo de Mick Jagger e Keith Richards. Ficou pouco tempo nos Stones e em 1963 formou sua própria banda.




Como não poderia deixar de ser, o som dos Pretty Things carrega as mesmas influências que o som dos Rolling Stones

Foram, no início, bem comparados à seus "irmãos de sangue". Porém, os Pretty Things capricham no peso sonoro, bem mais que os Rolling Stones.

The Pretty Things na fase psicodélica

As influências são: Bo Diddley, Jimmy Reed, Chuck Berry, Willie Dixon, Muddy Waters, Little Richard e por aí vai. 



Mas, se os Stones deram destaque à Muddy Waters e Chuck Berry, os Pretty Things mostram-se muito mais devedores de Bo Diddley. Imaginem um Bo Diddley bem raivoso.



Fizeram muito sucesso na Inglaterra e em outras localidades da Europa, porém foram uma banda underground nos EUA (e muito mais udigrudi no Brasil). Para uma postagem no Dia do Rock, não haveria opção melhor.


Em 1967 embarcaram na onda psicodélica com o disco Emotion. Porém, a carreira psicodélica underground dos Pretty Things se desenvolveu bem mais sob um pseudônimo criado pela banda: The Electric Banana.

Emotions - 1967


Sob este pseudônimo, gravaram 6 discos. Todos esses trabalhos foram para compor faixas presentes em filmes B, do fim da década de 1960. 


The Electric Banana Blows Your Mind - 1967/1969

A sonoridade dessa época (tanto como The Pretty Things ou The Electric Banana) era bem próxima do Heavy Psych, com mesclas de muito blues e pop psicodélico e por vezes um folk.


Fizeram, segundo a wikipédia, a primeira Ópera-rock de que se tem notícia. O disco se chamou S. F. Sorrow (1968), e conta a história de um rapaz chamado Sebastian F. Sorrow, que não tem uma vida muito feliz. É, praticamente, um pré-Tommy do The Who.

S. F. Sorrow - 1968


Para finalizar, uma música literalmente ácida e rebelde, bem ao estilo Pretty Things/Rolling Stones, para comemorar este Dia do Rock,gênero musical rebelde por excelência. Com vocês LSD, por The Pretty Things \m/

LSD



Fontes:
Web Analytics