11 de jul. de 2011

Mass in F minor: Missa em Fá menor - por David Axelrod e The Electric Prunes

Missa pop psicodélica cristã: colagem musical entre o profano e o sagrado
Mass in F minor - 1968

Missa em Fá menor: trata-se do terceiro álbum do grupo Electric Prunes, que já figurou em uma das postagens do blog. Mas este disco merece uma em especial. 

The Electric Prunes

Lançado em 1968, as músicas do álbum foram inspiradas na missa cristã em latim, misturando canto gregoriano com rock psicodélico (o que combinou muito bem!).

Despertai!

Produzido e composto por David Axelrod (que pouco depois passou a desenvolver um trabalho próprio como músico de jazz, progressivo e eletrônica), este é o disco mais ousado gravado pela Electric Prunes, uma simples banda de rock psicodélico de garagem.


Os Prunes eram uma excelente banda para seu contexto, mas não chegavam a ser experimentais. 

Por alguma razão (talvez mesmo a simplicidade do som psicodélico-primata que faziam), David Axelrod os convidou para darem forma sonora à sua ideia original de gravar uma missa pop-psicodélica-cristã

O fato é que a banda não conseguiu gravar todo o disco, com exceção dos vocais.


Então, foi contratada uma banda canadense para terminar o trabalho: The Collectors. Porém, de um disco de 6 músicas, 3 foram inteiramente gravadas pelos Prunes, sem falar que nas outras três também houve contribuição da banda, o que é suficiente para afirmar o disco como sendo deles. 



Dentre estas três faixas totalmente gravadas pelos Prunes está Kyrie Eleison, que entrou para a trilha sonora de Easy Rider.


A ideia de missa pop psicodélica surgiu de uma percepção sincrética, vislumbrada por Axelrod, de influências do ambiente consideradas sagradas ou profanas, que ocorrem durante o cotidiano. 


Um mesmo cristão ouve os sons da rua e o silêncio contemplador de uma antiga catedral medieval, enquanto se dá conta disso, dentro da catedral, observando o exterior. Esse evento está retratado no texto de apresentação contido no encarte do disco.

As faixas do disco, acompanhadas da devida oração,
segundo a ordem da missa em latim

Obra-prima sem igual e também um disco que circulou mais pelo underground do que pelo mainstream. Uma bela visão psicodélica sobre a religiosidade cristã. Brisa pura!


The Electric Punes.
Em memória ao baixista Mark Tulin, que morreu em fevereiro de 2011.


Fontes
Web Analytics