2 de jul. de 2011

The Charlatans: Pioneiros de São Francisco

 viagens lisérgicas e teatro underground
The Charlatans no Golden Gate Park, em São Francisco - 1966


Esta é uma das primeiras bandas de rock psicodélico, que a exemplo dos Byrds, não passou pelo garage rock.  Foram Pioneiros em vários aspectos do gênero: na música, na visualidade, na moda e na atitude.

The Charlatans

Grupo formado em 1964/65, tiveram sua estréia num verdadeiro salão de velho oeste: o Red Dog Saloon, casarão do século XIX, localizado em Virginia City, Nevada. Esta cidade é próxima de São Francisco, na Califórnia.


Red Dog Saloon em 2005


Foram contratados pelo dono do Saloon na época, enquanto ele dirigia por São Francisco e avistava dois cabeludos na calçada. Perguntou-lhes se eram os Byrds e estes responderam-lhe que eram os Charlatans.



Além dos shows efervescentes no Red Dog Saloon, um dos membros, George Hunter, era dono de uma boutique, que vendia roupas "só para malucos". As peças eram inspiradas na época vitoriana, nos cowboys e outras antiguidades.


The Amazing Charlatans, coletânea - 2004


Os músicos se vestiam de acordo com a boutique de Hunter, dando início à uma imagem dândi que permeou vastamente a visualidade dos grupos de rock, principalmente na Inglaterra.


George Hunter

Foram responsáveis por um dos primeiros cartazes psicodélicos da história, que ficou conhecido com " a semente" (the seed) e foi desenhado pelos próprios membros da banda (provavelmente Hunter).


O poster semente


No cartaz vemos embriões das famosas letras distorcidas, as imagens são postas de forma 
caleidoscópica, sem uma organização linear.



Os Charlatans ficaram em atividade até 1969, quando finalmente saiu seu primeiro LP. Nos anos 90 saiu uma coletânea chamada The Amazing Charlatan's, reunindo todas as músicas perdidas por aí.


The Charlatans - 1969


Embora pioneiros, não alcançaram grande exposição, mas participaram muito da cena. Uma de suas aparições foi no teatro Underground Straight Theatre, em São Francisco. 


Straight Theatre no Haight Ashbury

Participaram de um show-teatro-performance promovido por Kenneth Anger.


"Amor é a lei, amor sob vontade" - cartaz para o Equinócio dos Deuses,
com participação dos Amazing Charlatans


O nome da peça era "O Equinócio dos Deuses", adaptação de Anger para o livro de Aleister Crowley, que conta como este ultimo escreveu o famoso Livro da Lei. 




Musicalmente, os Charlatans vão do Blues ao Folk, passam pelo Country e reúnem de maneira experimental várias influências da música popular norte-americana.


Fontes
Web Analytics