18 de mai. de 2012

Champion Jack Dupree



Nascido em New Orleans, em alguma data da primeira década do século XX, Champion Jack Dupree  teve uma vida longa e turbulenta. Seu apelido Champion se deveu ao fato de ter sido lutador de boxe.


Coletânea

Seu estilo é reconhecido como a marca do Blues de New Orleans: muito boogie-woogie e, por consequência, um blues com ênfase no piano. New Orleans é a terra dos pianistas estadunidenses.


Blues from the Gutter - 1958

Seu estilo de cantar e de tocar o blues é ainda mais característico, um estilo debochado e largado, o que faz de Dupree um autêntico precursor do rock.


Americans in Europe Vol. 2 - 1963

Suas temáticas refletem uma das paixões de sua vida: o Álcool. Boa parte de suas canções é dedicada à bebida e possuem títulos como: Bêbado de novoWhisky ruim e mulher atirada, Bebendo vinho spodie-odie


O termo spodie-odie se refere à uma mistura de vinho barato com soda e suco de fruta.


Garbage Greens -  1963

Sua história de vida é conturbada, ficou órfão na infância por causa de um incêndio criminoso em sua casa, que matou seus pais.

Ao que tudo indica, sua família foi vítima do ódio racial promovido pelo Ku Klux Klan.


....And his Blues Band - 1967

Seu pai era do congo Belga, o que explica a origem francesa de seu sobrenome "Dupree". Sua mãe era afro-americana e também descendente de índios cherokee.


When You Feel The Feeling You Was Feeling - 1968

Em 1940 lançou seu primeiro disco em 78 rotações: Warehouse man blues, seguido de Black woman swing.


The Incredible... Champion Jack Dupree  - 1970

Ainda nos anos 1940, participa da 2º guerra mundial como cozinheiro da Marinha e acaba prisioneiro dos japoneses por dois anos.


King Curtis & Champion Jack Dupree - Blues at Montreux  - 1973

Em 1953, de volta aos EUA, em Nova York, começa a gravar sob vários pseudônimos e em 1958 lança seu álbum de estréia para a grande audiência: Blues from the Gutter.


Forever And Ever - 1991

A partir daí inicia várias turnês e uma peregrinação pela Europa, morando e tocando em vários lugares. Fixa residência na Alemanha, até morrer em 1992, por volta dos 80 anos de idade.




Fontes


11 de mai. de 2012

The Trip

Trippin' as Hell
Direção - Roger Corman


The Trip (1967) é um filme altamente hipnótico que relata a primeira experiência lisérgica de um ansioso diretor de comerciais (Peter Fonda).

Após ingerir LSD, o personagem inicia uma sucessão de poderosas alucinações, sendo uma das maiores a cena em que vaga pelas ruas de uma grande cidade à noite.



A profusão vertiginosa de imagens, a intensidade das luzes noturnas, as sobreposições das visões e a confusão mental do personagem retratam de forma factual os efeitos do LSD, embora também caia no sensacionalismo.

Mas o sensacionalismo não diminui em nada o mérito deste drama, com momentos dignos de Lewis Carrol e Marx Ernst.



Uma das curiosidades sobre a película é que permaneceu sob censura na Inglaterra até 2002. Por quais motivos? Ou por esquecimento, ou por se tratar mesmo de uma obra muito convidativa ao uso da substância.

O Roteiro foi escrito por Jack Nicholson, que interpretou o clássico de Ken Kesey Um estranho no ninho e Easy Rider



Jack Nicholson também fez parte do Elenco de Psych Out, um pastiche Holywoodiano sobre o estilo de vida hippie. Apesar dos clichês, vale a experiencia de ver o filme como um belo retrato do figurino da época.


Cena de The Trip

The Trip foi baseado nas próprias experiencias de Nicholson, interpretadas por Peter Fonda, ator que teria inspirado John Lennon a compor She said, She said, do disco Revolver (1966).

O ocorrido é que Peter Fonda teria dito, após ingerir LSD, que sabia como era estar morto, levando Lennon (que também havia ingerido) à uma experiência não muito agradável.




A trilha sonora ficou por conta da banda norte-americana Electric Flag, que mescla rock, jazz e r&b. 



Fontes


28 de abr. de 2012

Blue Cheer

Quanto mais alto, Melhor!

Advindos de longa estrada no mundo da música, em 1967 os três integrantes formam em São Francisco a Blue Cheer, banda que arrepiou as cabeleiras locais.

Literalmente um arrepio, causado pela eletricidade que amplifica e distorce o som das guitarras, causando um choque punk-heavy-psicodélico.


Vincebus Eruptum - 1968

Em 1968 lançaram seus dois discos: Vincebus Eruptum e Outside Inside. 

Vincebus Eruptum é um dos pioneiros do Heavy Metal e do Punk, que nem por isso se esquece do bom e velho Blues.


Outside Inside - 1968

Outside Inside, com muita distorção e psicodelia, é metade ao vivo e metade em estúdio. 



Fontes
Youtube - Outsideinside full album

21 de abr. de 2012

Donovan

O ícone britânico do folk que passou ao underground pelas mãos do punk rock
The Best of Donovan - 1969

Donovan é um cantor escocês que foi grande influência para nomes como Paul McCartney e John Lennon.



Em suas primeiras passagens pelos EUA, foi largamente comparado com Bob Dylan, no entanto, sua ideologia é diversa.



Ao contrário de Dylan, Donovan foi marcante na cena psicodélica. Bob Dylan foi um sobrevivente frente ao psicodelismo, com seu som básico e letras introspectivas.


Fairytale - 1965

Durante seu auge mainstream (1966 até 1969), Donovan colaborou com Bob Dylan, os Beatles, Joan Baez,  Jimmi Page e Brian Jones.


Sunshine Superman - 1966

Nos idos de 1968, viaja em companhia dos Beatles para a Índia, indo ao encontro do Maharishi Mahesh Yogi e de sua meditação transcendental. 

Além dele e dos Beatles, haviam outras celebridades nesta viagem, que se tornou polêmica.



Apesar das polêmicas, Donovan, George Harrison e Paul McCartney foram bastante influenciados pela meditação transcendental.

Esse, então, foi o pano de fundo para o ultimo disco de largo sucesso feito por Donovan: Barabajagual
de 1969.


Barabajagal - 1969


É desse disco a canção Atlantis, regravada por Ronnie Von em A misteriosa luta do reino de parassempre contra o reino de nuncamais (1969). 


Seus álbuns lendários de folk psicodélico são: Fairytale (1965), Sunshine Superman (1966), A Gift from a Flower to a Garden (1967), Hurdy Gurdy Man (1968) e finalmente Barabajagal.


Hurdy Gurdy Man - 1968

Com a ascenção do punk rock, a obra de Donovan saiu da mídia e permaneceu por um período desacreditada pelos ouvintes de rock.



Fontes

14 de abr. de 2012

Uncle Acid and the Deadbeats

Tio do Ácido e os Vagabundos 
querem Você!
Sede de Sangue (Blood Lust) - 2011

Trio inglês de Cambridge, formado em 2010, que resgata o heavy psych e outras correntes obscuras dos anos 60 e 70, à exemplo da banda sueca Ghost.

Enquanto a Ghost está voltada para um heavy obscuro mais dançante, a Uncle Acid mergulha nos riffs, no fuzz, no hammond e no blues rock.


Volume 1 - 2010

Aliás, referências são o que mais se pode achar com relação a esta banda. É frequentemente citada como um amálgama de Stoner rock, Doom metal, Garage rock e Heavy psych.



Entre as bandas referenciadas estão Black Sabbath, Beatles, Electric Wizard, Beckett, The Doors.


Imagem do artista visual Rafal Kruszyk

A estética, assim como a Ghost, é bem inspirada nos filmes B e contos de terror.



Já lançaram dois discos: Volume 1 (2010), Blood Lust (2011) e também 1 compacto divido: White Nights of Murder (Danava) / I'll Cut You Down (2011). 

É com certeza uma das melhores coisas do rock ultimamente.



Fontes

6 de abr. de 2012

Humble Pie



Humble Pie foi uma banda inglesa cujo primeiro single, Natural Born Booggie  estreou em 1969.

Idealizada por Steve Marriott em 1968, que estava deixando os Small Faces, contava também com Peter Frampton, ídolo mod da banda The Herd, o que deu ao Humble Pie o rótulo de supergrupo.




Natural Born Booggie foi um compacto de sucesso e, em 1969, lançaram seu primeiro (e maravilhoso) álbum As Safe As yesterday Is.


As Safe As Yesterday Is - 1969

Humble Pie, diferente dos Small Faces e da onda mod, era um experimento de heavy rock, blues e country.

Em resumo, um resgate das raízes do rock acrescido do peso do nascente heavy metal, ou hard rock.

Além disso, Steve Marriott desejava se afastar do rótulo "pop", também dado aos Small Faces.


Town and Country - 1969


Humble Pie - 1970

Em cena com o Humble Pie, Marriott parecia ainda mais livre e impressionante, além de dar vazão à toda a sua potência vocal


Rock On - 1971

No entanto, os últimos (e digníssimos) anos dos Small Faces já nos davam uma prévia do que estava fermentando na mente de Marriott, em canções como Afterglow of your love, por exemplo.


Rockin' the Fillmore - 1971
 Dá para imaginar *-*


Smokin' - 1972

Eat It - 1973

Em 1972 lançam Smokin', seu disco de maior sucesso, com o clássico Thirty days in the Hole (30 dias no buraco), seguido de Hot and Nasty e uma sucessão de boas melodias do hard rock setentista.


Thunderbox - 1974

Ainda em 1972, Peter Frampton deixa o grupo devido a atritos com Marriott. O Humble Pie continua oficialmente até 1976. Depois disso houveram algumas voltas e reviravoltas, porém mais nada de definitivo.


Street Rats - 1975



Fontes
Humble Pie - site oficial



1 de abr. de 2012

La Planète Sauvage

O Planeta Fantástico: Um conto sobre a condição humana
O Planeta fantástico (originalmente o Planeta Selvagem) -
França, 1973. Direção René Laloux.


Este filme, baseado no livro Oms en série, é um marco da história da animação e uma síntese da ideologia contracultural dos anos 1960.



Uma ode ao evolucionismo, o filme está centrado na luta entre os que detém o poder e os que são dominados, mas que vão à busca de sua liberdade à medida em que despertam a consciência.



Um paralelo é feito entre a relação que o ser humano têm com os outros animais. No filme, os Oms (homens) estão no lugar dos cachorrinhos e os Traggs (Ets evoluídos) estão no lugar dos "donos".



Os traggs vivem à base de pensamento. O contato é quase nulo, até mesmo a reprodução sexual é telepática. São uma sociedade profundamente intelectualizada.



Os traggs parecem confirmar a idéia da evolução intelectual e social através da expansão da menteUma de suas práticas diárias é a meditação promovedora de Visões Vívidas.



Os oms também começam a expandir a mente a partir do momento em que conseguem acesso ao conhecimento dos traggs.



Na guerra entre oms e traggs, os primeiros acabam evoluindo e deixando de habitar o mesmo planeta. Isto faz pensar em inúmeras coisas, entre elas, a teoria de que a vida na Terra teria vindo de Marte.



Este é um filme aberto à inúmeras interpretações sobre a condição da nossa inerente animalidade e de nossa inerente racionalidade e espiritualidade. Brisa!





Fontes
Rraurl.com - texto muito bom!

24 de mar. de 2012

Elmore James


Uma de suas primeiras fotos - fins dos anos 30
Nascido no Mississipi em 1918, foi um dos pais do rock and roll, junto com Robert Johnson, Muddy Waters, Howlin' Wolf e Sonny Boy Williamson, entre outros.

Elmore James é considerado o rei da Slide Guitar, tendo influenciado o revival do Blues no início dos anos 1960 e o Heavy Rock do fim da década, exemplificado pelo Canned Heat.



As influências são incontáveis: o mestre de Elmore James foi Robert Johnson; Elmore, por sua vez, foi o mestre de Brian Jones, dos Stones, e também de Little Richard, no seu estilo de cantar.

O primeiro instrumento de Elmore James foi uma guitarra improvisada com cabo de vassoura, lata, cordas de metal e o slide era o pescoço de uma garrafa (bottleneck). True \m/


Original Folk Blues - 1967

A improvisação com o cabo de vassoura acabou servindo de inspiração para o nome de sua banda: The Broomdusters (algo como "os varredores" ou "levantadores de poeira"). Também inspirou o seu maior sucesso Dust my broom ("limpar minha vassoura" ou "tocar minha guitarra").

As letras de blues são cheias de sacadas, ironias e duplo sentido que somente a autêntica comunidade do Blues pode maliciar.

Infelizmente, Elmore James morreu em 1963 e não viu a enorme influência que seu trabalho teve na época áurea do rock.


Fontes
Web Analytics