3 de ago. de 2011

Aleister Crowley

1º parte
Uma das figuras mais misteriosas e controversas do século XX...

...Além disso, é também um dos nomes de maior influência no rock, tanto psicodélico como de qualquer outro subgênero, em especial o Heavy Metal.

Quais seriam as razões para esta influência tão grande? 

Provavelmente a divulgação de uma filosofia e um estilo de vida que antecipou em muitos anos as comunidades alternativas e os excessos dos rockstars.
 

Crowley nasceu na Inglaterra, em 1875, filho de um pastor fanático e de uma mãe rígida, o que pode ter sido um dos ingredientes que formou sua personalidade rebelde e ousada.
 
auto retrato - desenho

 Educado em Cambridge, foi um homem de muita inspiração e talento. Escreveu poesia, foi pintor Simbolista, alpinista e jogador de xadrez. Mas o talento que o tornou mais notório foi o de Ocultista.

Auto Retrato - 1920

Após ter iniciado suas práticas mágicas em diversas Ordens como a Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada), passa por uma experiência pessoal que traria à tona uma nova filosofia, a Thelema.
 
Pintura de autoria de Crowley (c.1920), em recente exposição na França

Essa experiência teve lugar no Cairo, Egito, no ano de 1904, onde estava de lua de mel com sua esposa, Rose Kelly.

Aleister Crowley, sua esposa Rose e sua primeira filha Nuit

Após estranhos acontecimentos, Crowley detecta que sua esposa estava em estado de transe e falava em nome de Hórus.

Rose Kelly   
 
Hórus, através de sua esposa, teria lhe ditado os procedimentos para a realização de um ritual. Seguindo as orientações, Crowley entra em transe por três dias seguidos e toma conhecimento de uma entidade chamada Aiwass.

O Livro da Lei

Nesses dias de transe, exatamente no mesmo horário ele ouvia uma voz que se dirigia a seu ouvido esquerdo. 

Essa voz (Aiwass, que Crowley disse ser o seu Sagrado Anjo Guardião), lhe ditou o Livro da Lei, que é composto de três capítulos, cada um escrito em um dia, numa estrutura de versículos.

Hórus - o deus com cabeça de falcão

O Livro da Lei é regido por um único mandamento fundamental, sem necessidade de nenhum outro: 
Faze o que tu queres, há de ser o todo da Lei.

o famoso Olho de Hórus

Esse Faze o que tu queres não significa fazer qualquer coisa, mas sim aquilo que é ditado pela Verdadeira Vontade.

Raul Seixas teve grande influência da obra de Crowley em alguns de seus discos

O livro da lei também conta com um versículo que diz Todo homem e toda mulher é uma estrela. O interessante dessa afirmação é que é sem precedentes num contexto religioso, dentro da sociedade patriarcal.

uma das pinturas feitas por Aleister Crowley (c.1920)

Isso porque não faz distinção de gênero, assim como não há nenhum outro tipo de exclusão. Todo ser humano é importante.

Jovem e barbado

O Livro da Lei também é conhecido por outro nome, dado por Crowley, que é Thelema, uma palavra grega que significa vontade.




Fontes
Youtube.com
Thelemic Union - When Rose Kelly Heard Voices.
Morte súbita .org - Cinco razões do porque Aleister Crowley continua relevante.
Palais de Tokyo - galeria francesa onde ocorreu recente mostra dos trabalhos de Crowley, em 2008
Dangerous Mind - em inglês. 
 

28 de jul. de 2011

December's Children

Do soul ao hard rock
December's Children - 1970

Banda de Cleveland, Ohio. No início tocavam soul ao estilo Motown e também Rockabilly, entre 1965 e 1968. 


O grupo original contava com duas vocalistas, uma delas se casou e a formação de 1969 contava apenas com a outra: Alice Popovic. Neste ano deram uma guinada no visual e nas músicas partindo para o hard rock.


A banda nos primeiros anos

Foram considerados uma banda de rock psicodélico, porém, segundo os integrantes, não estavam preocupados com esse tipo de som. 

Em sua própria definição o que faziam era rock and roll, influenciado por Allman Brothers, King Crimson, Neil Young, etc.

O nome da banda veio da data de sua estréia, o mês de Dezembro de 1965.


A banda na época de December's Children (1970)


O som lembra muito um Heavy Psych e herda bastante do soul que faziam anteriormente. Algumas vezes chega a soar clichê, mas as músicas compõem um álbum muito bom. 

Os vocais são alternados entre Alice Popovic e o guitarrista Craig Balzer, falecido este ano.

December's Children foi lançado em 1970. A banda acabou no ano seguinte. 



Fontes

25 de jul. de 2011

Blossom Toes




Em apenas dois discos, marcadamente diferentes entre si, esta banda inglesa reflete os rumos do rock no período sessentista.


Em seu primeiro disco We are ever so clean, de 1967, expõem um pop psicodélico com boa dose de experimentalismo.


Ecos, sinos, coro de vozes, distorções da guitarra, sobreposições sonoras, altos e baixos e mesclas do estilo vaudeville compõem o disco. Excêntricos, também flertam com o pop barroco, que permeou a psicodelia inglesa.


O segundo disco It's only for a moment, de 1969, mostra um som mais pesado, na direção do Heavy Psych e da cena californiana, onde temos Frank Zappa e Captain Beefheart. É também considerado um trabalho que se aproxima do rock progressivo.


Entre as curiosidades que podemos citar está que apareceram em filmes, incluindo o longa La Collectionneuse (1967), do diretor francês Eric Rohmer. São também uma das influências do cantor brasileiro Ronnie Von


Foram ainda empresariados por Giorgio Gomelski, o mesmo dos Yardbirds, também idealizador do selo Marmalade, uma gravadora independente no cenário musical da swinging London.




Fontes



13 de jul. de 2011

The Pretty Things


The Pretty Things

Inglaterra, 1963. Dick Taylor, guitarrista e um dos membros formadores do Pretty Things foi também um dos membros formadores dos Rolling Stones, junto com Brian Jones. Ficou pouco tempo nos Stones e em 1963 formou sua própria banda.




Como não poderia deixar de ser, o som dos Pretty Things carrega as mesmas influências que o som dos Rolling Stones

Foram, no início, bem comparados à seus "irmãos de sangue". Porém, os Pretty Things capricharam no peso sonoro.

The Pretty Things na fase psicodélica

As influências são: Bo Diddley, Jimmy Reed, Chuck Berry, Willie Dixon, Muddy Waters, Little Richard e por aí vai. 



Mas, se os Stones deram destaque à Muddy Waters e Chuck Berry, os Pretty Things mostram-se bem mais devedores de Bo Diddley.


Fizeram muito sucesso na Inglaterra e em outras localidades da Europa, porém foram uma banda underground nos EUA (e muito mais udigrudi no Brasil). Para uma postagem no Dia do Rock, não haveria opção melhor.


Em 1967 embarcaram na onda psicodélica com o disco Emotion. Porém, a carreira psicodélica underground dos Pretty Things se desenvolveu bem mais sob um pseudônimo criado pela banda: The Electric Banana.

Emotions - 1967


Sob este pseudônimo, gravaram 6 discos. Todos esses trabalhos foram para compor faixas presentes em filmes B, do fim da década de 1960. 


The Electric Banana Blows Your Mind - 1967/1969

A sonoridade dessa época (tanto como The Pretty Things ou The Electric Banana) era bem próxima do Heavy Psych, com mesclas de muito blues e pop psicodélico e por vezes um folk.


Fizeram, segundo a wikipédia, a primeira Ópera-rock de que se tem notícia. O disco se chamou S. F. Sorrow (1968), e conta a história de um rapaz chamado Sebastian F. Sorrow, que não tem uma vida muito feliz. É, praticamente, um pré-Tommy do The Who.

S. F. Sorrow - 1968


Fontes:


11 de jul. de 2011

Mass in F minor: Missa em Fá menor - por David Axelrod e The Electric Prunes

Missa pop psicodélica cristã: colagem musical entre o profano e o sagrado
Mass in F minor - 1968

Missa em Fá menor: trata-se do terceiro álbum do grupo Electric Prunes, que já figurou em uma das postagens do blog. Mas este disco merece uma em especial. 

The Electric Prunes

Lançado em 1968, as músicas do álbum foram inspiradas na missa cristã em latim, misturando canto gregoriano com rock psicodélico (o que combinou muito bem!).

Despertai!

Produzido e composto por David Axelrod (que pouco depois passou a desenvolver um trabalho próprio como músico de jazz, progressivo e eletrônica), este é o disco mais ousado gravado pela Electric Prunes, uma simples banda de rock psicodélico de garagem.


Os Prunes eram uma excelente banda para seu contexto, mas não chegavam a ser experimentais. 

Por alguma razão (talvez mesmo a simplicidade do som psicodélico-primata que faziam), David Axelrod os convidou para darem forma sonora à sua ideia original de gravar uma missa pop-psicodélica-cristã

O fato é que a banda não conseguiu gravar todo o disco, com exceção dos vocais.


Então, foi contratada uma banda canadense para terminar o trabalho: The Collectors. Porém, de um disco de 6 músicas, 3 foram inteiramente gravadas pelos Prunes, sem falar que nas outras três também houve contribuição da banda, o que é suficiente para afirmar o disco como sendo deles. 



Dentre estas três faixas totalmente gravadas pelos Prunes está Kyrie Eleison, que entrou para a trilha sonora de Easy Rider.


A ideia de missa pop psicodélica surgiu de uma percepção sincrética, vislumbrada por Axelrod, de influências do ambiente consideradas sagradas ou profanas, que ocorrem durante o cotidiano. 


Um mesmo cristão ouve os sons da rua e o silêncio contemplador de uma antiga catedral medieval, enquanto se dá conta disso, dentro da catedral, observando o exterior. Esse evento está retratado no texto de apresentação contido no encarte do disco.

As faixas do disco, acompanhadas da devida oração,
segundo a ordem da missa em latim

Obra-prima sem igual e também um disco que circulou mais pelo underground do que pelo mainstream. Uma bela visão psicodélica sobre a religiosidade cristã. Brisa pura!


The Electric Punes.
Em memória ao baixista Mark Tulin, que morreu em fevereiro de 2011.


Fontes

2 de jul. de 2011

The Charlatans: Pioneiros de São Francisco

 viagens lisérgicas e teatro underground
The Charlatans no Golden Gate Park, em São Francisco - 1966


Esta é uma das primeiras bandas de rock psicodélico, que a exemplo dos Byrds, não passou pelo garage rock.  Foram Pioneiros em vários aspectos do gênero: na música, na visualidade, na moda e na atitude.

The Charlatans

Grupo formado em 1964/65, tiveram sua estréia num verdadeiro salão de velho oeste: o Red Dog Saloon, casarão do século XIX, localizado em Virginia City, Nevada. Esta cidade é próxima de São Francisco, na Califórnia.


Red Dog Saloon em 2005


Foram contratados pelo dono do Saloon na época, enquanto ele dirigia por São Francisco e avistava dois cabeludos na calçada. Perguntou-lhes se eram os Byrds e estes responderam-lhe que eram os Charlatans.



Além dos shows efervescentes no Red Dog Saloon, um dos membros, George Hunter, era dono de uma boutique, que vendia roupas "só para malucos". As peças eram inspiradas na época vitoriana, nos cowboys e outras antiguidades.


The Amazing Charlatans, coletânea - 2004


Os músicos se vestiam de acordo com a boutique de Hunter, dando início à uma imagem dândi que permeou vastamente a visualidade dos grupos de rock, principalmente na Inglaterra.


George Hunter

Foram responsáveis por um dos primeiros cartazes psicodélicos da história, que ficou conhecido com " a semente" (the seed) e foi desenhado pelos próprios membros da banda (provavelmente Hunter).


O poster semente


No cartaz vemos embriões das famosas letras distorcidas, as imagens são postas de forma 
caleidoscópica, sem uma organização linear.



Os Charlatans ficaram em atividade até 1969, quando finalmente saiu seu primeiro LP. Nos anos 90 saiu uma coletânea chamada The Amazing Charlatan's, reunindo todas as músicas perdidas por aí.


The Charlatans - 1969


Embora pioneiros, não alcançaram grande exposição, mas participaram muito da cena. Uma de suas aparições foi no teatro Underground Straight Theatre, em São Francisco. 


Straight Theatre no Haight Ashbury

Participaram de um show-teatro-performance promovido por Kenneth Anger.


"Amor é a lei, amor sob vontade" - cartaz para o Equinócio dos Deuses,
com participação dos Amazing Charlatans


O nome da peça era "O Equinócio dos Deuses", adaptação de Anger para o livro de Aleister Crowley, que conta como este ultimo escreveu o famoso Livro da Lei. 




Musicalmente, os Charlatans vão do Blues ao Folk, passam pelo Country e reúnem de maneira experimental várias influências da música popular norte-americana.


Fontes
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