20 de set. de 2012

Atomic Rooster

As reviravoltas do galo atômico-progressivo

Trio inicialmente formado por Vincent Crane, Nick Graham e Carl Palmer. Vincent e Carl antes haviam feito parte do Crazy World of Arthur Brown.

Lançaram então um disco, Atomic Rooster, em 1970. Tocaram em shows com o Deep Purple em Londres, e pouco tempo depois Nick Graham e Carl Palmer tomaram rumos diferentes. 

Carl Palmer passou a ser integrante de outro trio: Emerson, Lake and Palmer.


Atomic Rooster - 1970

Restou como membro oficial apenas Vincent Crane, organista, que re-organizou o grupo em um novo line-up. Lançaram o segundo trabalho, Death Walks Behind You, ainda em 1970.


Death Walks Behind You - 1970 
(a capa é a reprodução da pintura Nabucodonosor, do inglês Wiliam Blake)


Em 1971, o trio vira um quarteto e partem para sua primeira turnê norte-americana. Novamente houveram trocas de integrantes, permanecendo apenas Vincent Crane como único mentor. Ainda neste ano lançaram o terceiro disco: In Hearing Of.


In Hearing of - 1971

Em 1972, com Chris Farlowe no vocal, lançam o quarto disco da carreira: Made in England. Seguiu-se uma turnê pela Europa e na sequência veio o quinto álbum Nice n' Greasy, em 1973.


Made in England - 1972

Em 1975 a banda se desintegra novamente e Vincent Crane resolve dar um tempo no Atomic Rooster. 

Novas reformulações ocorreram durante os anos 1980, até a morte trágica de Crane, em 1989, vítima de overdose de medicamentos, possivelmente um suicídio.





Fonte

17 de set. de 2012

The Crazy World of Arthur Brown

Teatro e experimentações bizarras

Banda inglesa formada em 1967 pelo cantor Arthur Brown, que durou cerca de dois anos até terminar em 1969. 


The Crazy world of Arthur Brown - 1968

Dois de seus ex-integrante vieram posteriormente ajudar a compor o Atomic Rooster, grupo expoente do heavy psych, hard rock.



Lançaram apenas um disco em 1968, igualmente intitulado The Crazy World of Arthur Brown. Era um álbum conceitual produzido por Kit Lambert, também produtor do álbum Tommy do The Who.



O conceito gira em torno das questões da individualidadeda consciência do si mesmo, das muitas facetas que uma personalidade pode assumir e das escolhas entre polaridades positivas e negativas.


Arthur e sua trupe

Daí vem toda a ideia das máscaras e do teatro. Uma ideia praticamente original até o momento, que veio a influenciar David Bowie, Alice Cooper, Kiss, King Diamond e inúmeros outros adeptos da pintura facial e/ou corporal aliada ao teatro e performance.



Outro ponto interessante a ser mostrado é que, apesar de até que parecer, Arthur Brown não era um ocultista, nem um satanista, como alguns por aí podem afirmar.


Mas sua estética influenciou e foi influenciada pela nascente onda progressiva-heavy-psicodélica de fins dos anos 1960 e da retomada de estéticas religiosas primitivas.



O LP teve um único sucesso comercial: a canção Fire. Porém, o disco inteiro é merecedor dos primeiros lugares de todas as paradas. 

No entanto, todos nós sabemos que esta decaída ao Limbo é algo comum de acontecer com trabalhos tão sofisticados.



Durante a década de 1970, Arthur Brown gravou outros LP's em companhia da banda Kingdom Come e atualmente continua lançando discos e demais projetos.


Kingdom Come - Kingdom Come (1972)

Fontes
God of the Hell Fire - ao que parece é o site oficial do cantor
It's Psychedelic Baby Magazine - excelente entrevista com Arthur Brown 

14 de set. de 2012

The Godz

Rudeza psicodélica, Minimalismo primata e Dadaísmo sonoro


Banda underground e experimental de Nova Iorque, uma das pioneiras do rock psicodélico junto com Red Krayola, The Fugs, The Holy Modal Rounders e outras loucuras do gênero.




Toda esta turma estava interessada na busca do esquisito, dissonante, nonsense, primitivo e espontâneo, uma inspiração que também nunca se distanciava da ironia e do deboche.


Contact High - 1966: o primeiro LP teve duas versões para a capa

Como resultado surgiu uma sonoridade rotulada de noisy-rock ou mesmo avant-noise psicodélico e ainda proto-punk.


Contact High - 1966: Segunda capa.


The Godz foi um grupo surgido ao melhor estilo dadaísta: ao acaso. Eram 4 rapazes que trabalhavam em uma loja/gravadora chamada ESP (abreviação de Esperanto), especializada em free jazz e coisas incomuns.

Ao assistirem uma apresentação do The Fugs, se sentiram inspirados a realizar suas próprias investigações deixando fluir a criatividade e o inconsciente.


Godz 2 - 1967

Convencem a duras penas seu próprio chefe, dono da ESP, a produzir e lançar seu primeiro disco: Contact High, em 1966. 

No final das contas acabaram agradando ao ex-patrão que, sem saber, abrigou sob as próprias asas uma rareza inconfundível.

Neste mesmo ano, novamente por obra do acaso, acabam conhecendo e participando de um curta-metragem do cineasta underground Jud Yalkut, ligado à contracultura, que integrou por um período o coletivo artístico USCO.



Em 1967 sai o segundo trabalho, The Godz 2, desta vez com uma preocupação intelectual maior e mais planejada do que o caos completo do primeiro LP. 

Porém, isto não significa a perda do veio anárquico e sim a busca por situar-se de fato no caldeirão do vanguardismo sonoro da época.


The Third Testament - 1968

Em 1968, após a saída de um dos integrantes, lançam o terceiro LP: The Third Testament, que seria o ultimo da fase vital da banda, que acabou em 1973.



Fontes


6 de set. de 2012

Count Five

Reações Psicóticas: a pedra angular do Garage Rock e o prenúncio do Verão do Amor
Psychotic Reaction - 1967

Count Five é um dos grupos expoentes do garage rock californiano. Seu único LP, Psychotic Reaction é largamente tido como um dos símbolos da onda psicodélica que explodiu em 1967 nos EUA, o conhecido verão do amor.




No entanto, o rock psicodélico, ou garage rock, já vinha se desenvolvendo nos porões do underground. Mas uma coisa é certa: Psychotic Reaction é peça sagrada para os apreciadores do garage e para muitos apreciadores do punk rock e stoner.



A banda foi formada em 1964 e foram rejeitados por várias gravadoras, fato que fez com que seu único disco demorasse três anos para ser lançado. Porém, saiu na hora certa :)



A banda acabou dois anos depois, em 1969. Reza a lenda que durante seus curtos anos de atividade chegaram a ter alguns de seus shows abertos pelos Doors, ainda em começo de carreira.





Fontes

Guru Guru



Grupo formado em 1968 na Alemanha, integrante da chamada cena Krautrock, ou rock progressivo alemão, que ocorreu durante os anos 1970.



Guru Guru foi uma das primeiras bandas associadas a este rótulo, criado para se diferenciar do rock progressivo anglo-americano, no entanto, a sonoridade da banda também pode ser descrita como acid rock e space rock.



Possuem influências de Jimi Hendrix, Frank Zappa e do free jazz, o que confere a marca barulhenta e improvisada.



São considerados o lado B do Krautrock, cuja popularidade é ostentada pelos Ammon Düll, Neu! e Can.


UFO - 1970 - Lançado pelo selo Ohr  (ouvido)

Passaram por várias formações, mas o baterista Mani Neumeier permaneceu como o principal mentor. O grupo durou oficialmente 10 anos e lançou muitos discos, sendo que o primeiro UFO (1970), abriga o clássico Der LSD - Marsch (o LSD - Março).



Fonte

2 de set. de 2012

Them

31 de agosto: Parabéns Van Morrison, o Maldito do Rock \m/


Them é uma banda icônica e underground surgida na Irlanda, em Belfast, 1964.

Van Morrison


É caracterizada pela fusão do Blues com o Garage rock, além de uma atitude marrenta, pernóstica.



Van Morrison, seu famoso vocalista, marcou o estilo voz rasgada e raivosa que viria a influenciar o punk rock.



Durante seus anos de atuação foram comparados aos Pretty Things e aos Rolling Stones e também fizeram parte da Invasão Britânica do rock em solos americanos.


Apesar de uma história confusa, o fato é que em 1967 Van Morrison deixa o grupo e segue carreira solo. Os outros integrantes se reconfiguram sob o nome The Belfast Gypsies.

Now And Them - 1967


Antes da banda adotar o novo nome, lançam o belíssimo álbum psicodélico Now and Them, logo após a saída de Van Morrison.

Them Belfast Gypsies - 1967

A canção Glória, a mais famosa gravada pelos Them com Van Morrison ganhou posteriormente as regravações do The Doors e Patti Smith



Fontes

23 de ago. de 2012

Fábio

"Lindo Sonho Delirante, hoje eu quero viajar! O Pentágono não sabe que agora é hora de amor."

Cantor nascido no Paraguai em 1946, fixa morada no Brasil no início dos anos 1960 para estudar e tentar a carreira artística.



Batizado Juan Senón Rolon, inicia sua carreira em 1966 sob o nome artístico Juancito, aparecendo em programas da Rádio Record, em São Paulo.



Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, conhece Carlos Imperial, produtor musical, ator e compositor de sucessos como A Praça, gravada por Ronnie VonFoi Carlos Imperial quem sugeriu à Juancito a mudança de nome artístico, que passou a ser chamado de Fábio.


Fábio - 1969

Sob esta nova alcunha, Fábio muda também a sonoridade romântico-yê-yê-yê para o funk-soul-rock-psicodélico de seu compacto Lindo Sonho Delirante/Reloginho, lançado em 1968.

Esta guinada no estilo se deveu, além do nome, à sólida amizade que o cantor passou a construir com Tim Maia. Fábio o conheceu enquanto se apresentava na Boate Cave, no Rio.


Os Frutos de Mi Tierra - 1972

O compacto LSD é intrigante pelo fato de não ter despertado o interesse da ditadura. Passou despercebido mas também não fez muito sucesso.


Fábio e Joel Stone, idealizador da coletânea
Brazilian Guitar Fuzz bananas

A sigla LSD aparece de modo proeminente na capa e também faz alusão ao famoso trocadilho da canção Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles, que muitos afirmam não ter sido intencional. No caso de Fábio, o sarcasmo e o trocadilho foram brilhantemente propositais.



Em 1969 é lançado seu primeiro LP, que inclui o seu maior sucesso: Stella, uma canção composta em parceria com Carlos Imperial.




Fontes


2 de ago. de 2012

Joe Meek and The Blue Men


I Hear A New World - 1960 - Joe Meek and the blue men

Joe Meek foi um artista britânico, grande explorador das técnicas de gravação, um engenheiro-programador e mago da produção musical. 



Seu disco de 1960, um EP chamado I Hear a New World (Ouço um Mundo Novo), foi um album vanguardista para a época, sendo considerado um dos pioneiros da música eletrônica.


O estúdio onde realizava suas gravações era um discreto apartamento sobre uma loja de artigos em couro. 


O constante barulho, adorado por Meek, causava o incomodo de alguns traseuntes e também o inevitável desespero dos vizinhos conservadores e ávidos por pudicas noites de sono.

Um documentário sobre a vida incomum de Joe Meek.

Por não ser um músico propriamente dito (ele não tocava, não cantava e nem lia partitura), Joe Meek era acessorado por muitos instrumentistas e outros parceiros de produção. Seu estúdio era uma verdadeira Factory Warholiana de ordem musical.


Outra característica marcante foi seu envolvimento com o ocultismo e também sua frágil condição psicológica. Isto contribuiu para a sua genialidade e visão incomum, mas também para a sua ruína.

Telstar, o Filme

Meek era obcecado por Buddy Holly, era extremamente paranóico e era um caçador de fantasmas, chegando a construir equipamentos de gravação para capturar vozes do além em cemitérios.

Telstar by The tornados

Foi também o responsável pelo início da invasão britânica nas rádios norte-americanas. 

Suas composições Johnny Remember Me e (principalmente) Telstar, gravada pela banda The Tornados, passaram semanas em 1º lugar nas paradas dos EUA.


Joe Meek teve um fim trágico: suicidou-se em 1967, no dia do 8º aniversário da morte de Buddy Holly. Antes de se matar com um tiro, também matou sua arrendatária, Violet Shenton.



Fontes
Adrian Denning - Who is Joe Meek?
Porradobol blogspot - excelente postagem

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